SPFW N42 - Marcio Madeira

O melhor da São Paulo Fashion Week N42: confira as tendências que vão dominar as ruas

Streetwear, oversized, transparências e muito japonismo foram destaques da semana de moda

Por Renata Telles Publicado em 01/11/2016, às 17h34 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Qual foi o balanço da São Paulo Fashion Week N42? A gente te conta tudo que será destaque na próxima temporada. Streetwear, oversized, transparências e japonismo prometem ser hit. Sasha Meneghel foi a estrela do desfile da Coca-Cola Jeans, que apresentou peças lavadas, cruas, quimonos, shorts curtos com aplicações metalizadas, tricô canelado, moletom e peças oversized. Já João Pimenta se preocupou em fazer uma coleção agênero com direto a saias, babados, listras e tons pastel enquanto Estruturas de palha, palmeiras e margaridas deram o tom ao desfile da Osklen sem esquecer do neoprene – típico da marca –, do linho e da seda.

Camisetas engraçadinhas, estampas de boca e listrados fizeram parte da coleção da Cotton Project. A Just Kids também veio com uma pegada fun. A marca levou à passarela blusões de moletom e calças oversize. Em uma das frases estampadas lia-se: ‘Não estamos aqui para vender roupas’. 

A grife Ratier apresentou looks esportivos, oversized e metalizados com direito até a maiô com capuz. Já a Água de Coco foi até as Maldivas para criar a nova coleção, que tem estampas tropicais (incluindo florais e abacaxis) e referências ao surfe (tem até brinco de metal em forma de prancha). Camisões, corset estruturado, fenda frontal, vestido-camisola, correntes, jaqueta e tricô apareceram no fashion show de Vitorino Campos.

Com inspiração no balneário dos Hamptons, em Nova York, a Animale mostrou looks bordados em paetês, vestidos de fendas com babados, camisas de gola alta e bermudas clochard (de amarrar na cintura). Transparências geométricas, assimetria, alfaiataria, casacos oversized, couro e pele de ovelha e lã foram destaque na coleção de Gloria Coelho. A transparência e alfaiataria também apareceram no desfile de Fernanda Yamamoto, que privilegiou a cor preta assim como a risca de giz (feita de fio de náilon encapado com linha). 

Capas com franjas, vestidos mídi, longos fluidos e muito couro deram o tom ao desfile de Patricia Viera, que se inspirou na Ilha de Páscoa

Fashion show fora do padrão
Ronaldo Fraga levou à passarela 28 transexuais e disse: “A história deste desfile não está na roupa, está em quem as veste”. No fashion show, realmente as peças não eram o assunto, e sim as modelos, que, na contramão dos padrões atuais, usavam saias de tule e vestidos parecidos, com ilustrações e referências a corsets dos anos 1920. Ao fim do desfile o estilista foi super aplaudido pela iniciativa. 

Quem também fez sucesso na semana de moda foi o rapper Emicida e Evandro Fióti. A grife dos meninos, Lab, mostrou looks streetwear, moletom com capuz, saia plissada e misturou Japão e África com quimonos e a famosa estampa angolana (samacaca). 

Famoso por sua moda festa, Samuel Cirnansck trouxe nesta edição uma coleção mais comercial e focada em algo mais casual, com jeans, blazers, biquíni e camisas estampadas com gatinhos e âncoras. Já a A .Brand levou para a passarela peças oversized, parkas, listras, xadrezes e a fofíssima estampa de um basset whisky. Reinaldo Lourenço apostou em vestidos e saias com efeito plissado, trench-coats com estampas florais e tecidos metalizados enquanto a Memo apresentou jaquetas de plástico corta-vento, calças e shortinhos de corrida que ganharam detalhes geométricos em rosa e verde neon.

A marca Lolitta apostou no beachwear. Maiôs (recortados) e biquínis traziam a logo enorme da grife em forma de cinto. Por falar em biquinis, o clima anos 1980 com calcinha cava alta ganhou destaque na coleção de Amir Slama. 

Os tons claros dominaram o desfile da grife Lilly Sarti em roupas de seda, crepe e tule. Já o Experimento Nohda apresentou bordados, babados, laços, decotes com um ombro só e mangas bufantes.

A Índia serviu de inspiração para a Iodice, que mostrou peças fluidas, de seda e veludo, com amarrações e sobreposições de vestidos e calça. Ilhoses e espelhinhos indianos foram usados como detalhes em macacões e looks assimétricos. Para fechar a semana de moda, À La Garçonne misturou rendas, florais, longos, militar (verde-oliva e camuflado), couro e estampas de animais selvagens.

Beleza e Estilo

Leia também

Água micelar, lenços e mais: 5 tipos de demaquilantes para você testar


Dê um fim nos cravos e nas espinhas: 8 produtos para dar um glow up na pele


Para salvar os fios ressecados: Conheça os benefícios da manteiga capilar


Sabrina Sato, Viviane Araújo e mais: 5 famosas que pularam Carnaval grávidas


Séruns: conheça 8 produtos para adicionar à sua rotina de beleza


'Recuperar a naturalidade': veja famosos que reverteram procedimentos estéticos