Depois do sol, é hora de aprender alguns truques para o inverno. O cuidado é redobrado.
O verão chegou ao fim e é hora de preparar a pele para o inverno. Mas engana-se quem pensa que pode relaxar só porque as temperaturas baixaram. Os cuidados devem ser redobrados. “Invista pesado na hidratação, evite banhos muito quentes e use produtos específicos para a sua pele”, explica Dra. Karina Gilio, 38 anos, médica cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É preciso fazer uma manutenção diária e não esquecer jamais dos protetores labiais. “Por conta do tempo seco, os lábios tendem a rachar com mais facilidade. Aposte naqueles ricos em vitamina E, cera de abelha ou manteiga de karitê”, ensina.
Tenha em casa um kit de “primeiros socorros” e aplique nessa ordem: use um removedor de maquiagem, lave o rosto com sabonete adequado e por último aplique tônico para equilibrar o pH da pele. Depois do ritual, é hora de finalizar com um hidratante ou antiaging. “Parece muita coisa, mas você vai gastar de três a cinco minutinhos, no máximo, e ter um imenso benefício”, diz.
Sheron Menezzes (Foto: Globo)
Na bolsa, tenha sempre três produtinhos básicos: lenço demaquilante, água termal e protetor solar com cor. Além dos cuidados básicos, os peelings químicos são mais procurados nesta época do ano. “Eles trabalham a melhora das manchas e como provocam descamação local, é necessário não se expor ao sol. O inverno também é considerado a temporada oficial das cirurgias plásticas porque o período diminui o desconforto na recuperação e, além disso, é mais fácil evitar o sol, que pode causar manchas e problemas na cicatrização das incisões”, afirma.
É bom lembrar que existem regras básicas que nunca podem ser ignoradas. “É clichê, mas é verdade, tome pelo menos dois litros de água, não durma de maquiagem e mantenha uma dieta equilibrada. Quando isso não acontece, há maior produção de óleo pela pele, o que a deixa mais vulnerável aos agentes externos”, fala.
Bianca Bin (Foto: Globo)