James Earl Jones, voz de Darth Vader e Mufasa nos cinemas, morre aos 93 anos - Theo Wargo/Getty Images
LUTO

James Earl Jones, voz de Darth Vader e Mufasa nos cinemas, morre aos 93 anos

Ao longo de sua carreira, o artista James Earl Jones se tornou EGOT, vencendo os principais prêmio da TV, música, cinema e teatro

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 09/09/2024, às 19h19

O ator James Earl Jones, conhecido mundialmente por dar voz ao famoso vilão da franquia Star Wars, Darth Vader, morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9).

De acordo com o site Deadline, o artista estava em casa, em Nova York, nos Estados Unidos. Os agentes de Jones confirmaram a informação, mas não disseram qual foi a causa da morte. 

James Earl Jones fez parte da lista seleta de artistas que se tornaram EGOT, que significa que venceram os principais prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), cinema (Oscar) e teatro (Tony).

O ator participou de um dos projetos mais famosos de sua carreira em 1977: a franquia Star Wars. Jones deu voz a Darth Vader em Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança e reprisou o papel em produções derivadas da trilogia, como o filme Rogue One: Uma História Star Wars (2016) e na série Obi-Wan Kenobi (2022).

Além disso, James Earl Jones também fez sucesso ao dar voz ao Mufasa, pai de Simba, na animação da Disney O Rei Leão (1994). O ator reprisou o papel no live-action do longa, lançado em 2019.

O último trabalho de Jones no cinema aconteceu em 2021,  quando ele retornou ao papel de rei Jaffe Joffer de Um Príncipe em Nova York 2.

Mufasa James Earl Jones Darth Vader

Leia também

Agatha Desde Sempre, nova série da Marvel, estreia no Disney+


Ainda Estou Aqui: Selton Mello é cotado para o Oscar e comemora


Netflix anuncia novo filme de comédia com Leandro Hassum


Rodrigo Santoro é destaque da primeira imagem do filme O Filho de Mil Homens


Netflix anuncia filme com Rafael Vitti que homenageia o vira-lata Caramelo


Atriz transforma doença autoimune em filme: ‘Conscientização’