Saiba como o humorista Mussum morreu após um transplante de coração há quase três décadas; relembre - Reprodução/Instagram
Relembre!

29 anos sem Mussum: Humorista morreu após um transplante de coração

Saiba como o humorista Mussum morreu após um transplante de coração há quase três décadas; relembre

Gabriela Cunha Publicado em 28/08/2023, às 17h54

Mussum foi um dos maiores ícones do humor brasileiro, integrando o grupo Os Trapalhões e criando bordões inesquecíveis. Ele também foi músico, pai de cinco filhos e sambista da Mangueira. Mas você sabia que ele morreu há 29 anos após um transplante de coração?

Quem foi Mussum?

Mussum nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 1941, com o nome de Antônio Carlos Bernardes Gomes. Ele começou sua carreira artística como músico, tocando reco-reco no grupo Os Originais do Samba, que fez sucesso nos anos 60 e 70 com canções como “Do Lado Direito da Rua Direita” e “Cadê Teresa”.

Em 1966, ele iniciou sua carreira na televisão participando de vários musicais da TV aberta. Em 1969, ele recebeu o convite para integrar o grupo humorístico Os Trapalhões, na época na Excelsior. Ele recusou inicialmente, mas foi convencido por Dedé Santana e passou a fazer parte da trupe em 1972, já que Zacarias só entro em 1974. Antes de entrar para o grupo, porém, Mussum atuou nos primórdios da Escolinha do Professor Raimundo, com Chico Anysio.

O companheiro de Renato Aragão se destacou por seu talento, carisma e irreverência. Ele criou bordões que entraram para a história do humor nacional, como “cacildis” e “forevis”. Ele também era conhecido por seu amor pela cerveja e pelo samba. Ele era um dos baluartes da escola de samba Mangueira e tocava em dias de folga.

Mussum foi casado com Leny Castro dos Santos, de 1965 a 1969, e teve um filho, Augusto Cezar. Seu segundo casamento foi com Neila da Costa Bernardes Gomes, que conheceu em 1972 e com quem permaneceu junto até o fim da vida. Os dois tiveram um filho, Sandro.

Fora do casamento, Mussum teve mais quatro filhos: Paula Aparecida, Antonio Carlos Filho e Antônio Carlos Santana (“Mussunzinho”). Além disso, em outubro de 2019, foi comprovado que o dentista Igor Palhano também é filho biológico de Mussum.

Como Mussum morreu?

Mussum sofria de miocardiopatia dilatada, uma doença que enfraquece o músculo cardíaco e dificulta o bombeamento do sangue pelo corpo. Ele precisava fazer um transplante de coração para sobreviver. Ele conseguiu um doador compatível e foi submetido à cirurgia no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Porém, dias após a cirurgia, os médicos detectaram a formação de coágulos no tórax, o que fez com que o humorista fosse operado pela segunda vez. O quadro clínico piorou, o que causou uma infecção grave nos pulmões.

A morte de Mussum ocorreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos. A notícia causou uma grande comoção nacional. Ele foi sepultado no Cemitério Congonhas, em São Paulo. A escola de samba Mangueira decretou luto e relembrou que o humorista tocava samba com as crianças da Mangueira do Amanhã em dias de folga.

Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.

Morte coração Mussum transplante

Leia também

Virginia revela detalhes luxuosos da decoração de Ano Novo na fazenda de Leonardo


Mulher traída por pastor revela como planejou exposição da levita Laís dentro da igreja


Graciele Lacerda surge amamentando a filha recém-nascida: 'Ela toma o dela'


Por onde anda Giulia Gam? Atriz foi casada com Pedro Bial


Gusttavo Lima volta aos palcos em cruzeiro temático após alta hospitalar


Silvia Abravanel passa perrengue em viagem com o noivo: ‘Da vida não se leva nada'