Vinícius de Oliveira expõe detalhes de conexão pessoal e profissional com Fernanda Montenegro - Reprodução/AgNews/Daniel Delmiro
gratidão

Ator de Central do Brasil atribui sucesso de carreira artística a Fernanda Montenegro: 'Referência'

Em entrevista à Contigo!, Vinícius de Oliveira, de Central do Brasil, demonstra gratidão e atribui sucesso de carreira artística a Fernanda Montenegro

Júlia Wasko e Arthur Pazin Publicado em 08/01/2025, às 11h49

Vinícius de Oliveira trabalhou ao lado de Fernanda Montenegro em Central do Brasil, trama vencedora da categoria Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro. Com apenas 12 anos, o ator deu vida a José na produção audiovisual, tornando-se referência nacional. Em entrevista à Contigo, o intérprete demonstrou sua gratidão à atriz e atribuiu parte de seu sucesso a ela: "Quando eu era moleque, eu não me dava conta disso. Eu só fazia a cena e não reparava o quão incrível ela estava sendo comigo".

Ao ser questionado quais as principais lembranças e aprendizados que traz de Central do Brasil, Vinícius de Oliveira confessou que os momentos ao lado de Fernanda Montenegro e Walter Salles foram fundamentais. "De Central, eu trago Fernanda, principalmente, e Walter, pelas figuras humanas e profissionais que foram naquele momento e que são até hoje, né? Em um primeiro momento, imagina, você chega para fazer um trabalho que você não conhece absolutamente nada e nem ninguém. Você mal sabe o que você está fazendo, não sabe o que é cinema. E aí você se depara com essas duas pessoas e claro, mais todo o resto da equipe, fotografia, arte, figurino. Ali era uma equipe de bastante excelência, mas, por conviver e por ter mais tempo junto com Fernanda e Walter, ali no set, são as grandes referências", disse.

"Porque que é isso. Você chega em um lugar que você não conhece ou em um mundo que você não conhece e tem essas duas figuras incríveis já com bastante bagagem para te encaminhar dentro dessa profissão. Então, o que eu trago de Central são essas duas referências. Fernanda, da maneira como trabalha, da maneira como se porta profissionalmente e encena com um parceiro ou uma parceira, o jogo de cena que é muito importante, fundamental para os artistas em cena, para a gente poder realizar um bom trabalho", acrescentou.

O ator demonstrou seu carinho pela artista, enfatizando que ele, na época, não imaginava o quão importante eram os ensinamentos e vivências ao lado dela. "E a Fernanda é mágica. O que ela fazia comigo no filme, é algo extraordinário. É algo impressionante, porque só hoje eu me dou conta disso. Quando eu era moleque, eu não me dava conta disso. Eu só fazia a cena e não reparava o quão incrível ela estava sendo comigo. O quão potente ela queria ser do lado daquele menino que não sabia nada, mas que, ao mesmo tempo, era muito espontâneo. Eu tinha essa coisa da espontaneidade porque o Walter pedia isso. E não me cobrava nada além disso", apontou.

"Olhando para a Fernanda hoje em dia, você fala: 'Cara, essa é mulher comprou meu jogo'. Não fui eu que comprei o jogo dela. Geralmente, é isso né? A gente chega no lugar, tem uma pessoa super experiente, a gente conhece e: 'Cara, eu vou no jogo dela. O que ela propor eu vou jogar, lógico'. Mas, ali, a Fernanda comprou meu jogo de cena, comprou o que eu estava disponibilizando. E veio com tudo e entrega uma atuação magistral, lindíssima, belíssima. Para mim, uma das mais lindas do cinema, de me emocionar até hoje. E é o que eu trago para mim de referência artística, humana, de trabalho", concluiu.  

Em relação à direção, Vinicius de Oliveira expressou que Walter Salles é uma de suas grandes referências na carreira como diretor:  "E como o Walter também, que eu estava falando a questão da direção, o talento para dirigir toda uma equipe, todo um set de filmagens e com qualidade e dirigir a gente em cena, a delicadeza, a empatia, sabe? De entender o ator, de entender o momento, de entender o movimento. Tudo isso me marcou bastante assim e é o que eu trago para a minha vida, para minha vida pessoal. E para minha carreira tanto de ator, a Fernanda, e como de diretor, o Walter".

Leia também: Lembra dele? Vinicius de Oliveira, de 'Central do Brasil', lança novo filme em São Paulo

Fernanda Montenegro Vinícius de Oliveira

Leia também

Incêndio destrói mansão de John Lennon comprada por brasileiro: ‘Não sobrou nada’


Mãe de Poliana Rocha é sincera e diz o que pensa do genro, Leonardo: 'Me trata'


Andressa Urach e nora chocam a web com pedido quente e filho detona: ‘Não tô acreditando’


Ana Hickmann é condenada a pagar pensão para o ex-marido


Quem é o cadeirante que filmou com Andressa Urach? Ator está vivendo dificuldades


Marido de Isabel Veloso revela preocupação durante internação da esposa: 'Na UTI'