Atriz Bárbara Paz completa 50 anos hoje - Foto: Reprodução/Instagram
ANIVERSÁRIO

Bárbara Paz chega aos 50 anos com representação do Brasil no Oscar na carreira

Nesta quinta-feira, 17, a atriz Bárbara Paz completa 50 anos, a CARAS Brasil relembrou a sua trajetória; confira

Redação Publicado em 17/10/2024, às 18h00

A atriz Bárbara Paz está completando 50 anos nesta quinta-feira, 17. Conhecida internacionalmente, a artista que foi ganhadora da primeira versão da Casa dos Artistas, do SBT, chegou a representar o Brasil na 93ª edição do Oscar. Para homenagear a extensa carreira da atriz, a CARAS Brasil preparou um apanhado de sua trajetória; confira a seguir.

Nascida em Porto Alegre, Bárbara Paz começou a trabalhar cedo. Caçula de quatro irmãs, ela perdeu o pai aos 6 anos e, aos 9, começou a vender esculturas de gesso para ajudar financeiramente. Aos 17, perdeu a mãe, que fazia hemodiálise desde o parto da atriz, após ter complicações. Então ela decidiu mudar para São Paulo e alugou um apartamento com amigas para tentar a carreira de modelo.

No mesmo ano, a artista sofreu um acidente de carro quase fatal. Ela estava no sul para passar as festas do final de ano e, no Natal, ela e algumas amigas bateram em uma árvore após deixarem a casa onde estavam reunidas. Bárbara sofreu um trauma facial e precisou levar mais de 400 pontos. Ao voltar para São Paulo, abandonou a carreira de modelo. Após se recuperar, decidiu estudar teatro.

Após se formar e integrar o elenco de diversos espetáculos teatrais, a atriz entrou na TV e, em 2001, participou da primeira edição da Casa dos Artistas. Ela venceu o reality e levou para casa o prêmio de R$ 300 mil, que a ajudou a se estabilizar e transformar sua carreira —que passou a receber diversos convites para trabalhos na TV e cinema.

Anos depois, com vários papéis no currículo, ela ganhou grande destaque ao interpretar Renata em Viver a Vida (2009), e seguiu fazendo personagens impactantes em tramas como Morde e Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e A Regra do Jogo (2015).

Em meio a tantos trabalhos, Bárbara Paz viveu um casamento com o fotógrafo Marcos Lopes, e se envolveu com nomes como Supla, Dalton Vigh e Raul Barreto. Porém, foi com Héctor Babenco que ela encontrou seu grande amor. Os dois se conheceram em 2007 e engataram um romance, que terminou apenas em 2016, com a morte do cineasta.

"Essa palavra 'superação' não cabe muito a mim, sou uma pessoa bastante ativa, com muita energia, feliz, gosto da vida, de viver. O que tento fazer é transformar tudo em poesia. Estou bem. A vida é muito curta. A gente tem que saber viver", disse ela, um ano após a morte do artista, em entrevista ao portal Glamurama.

Anos depois, a relação levou a atriz ao Oscar. Em 2021, ela dirigiu o documentário Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou que foi escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. Apesar de não ter vencido a categoria, ela acumula diversos prêmios pela produção como Prêmio Grande Otelo, Grande Prêmio de Cinema Brasileiro e Clássicos de Veneza.

No mesmo ano, a atriz também falou sobre ter se descoberto como uma pessoa não-binária. "Descobri que sou não-binária há pouco tempo. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi. Sou uma pensadora, uma diretora, uma cineasta, uma atriz, uma pintora, uma escritora. Nas horas vagas, a gente tenta tudo com as mãos, com a cabeça, com o cérebro e com a imaginação."

Hoje, a artista de olhar marcante e sorriso largo segue trabalhando com a direção, preparando um documentário sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, e também está ligada aos cinemas —ela, por exemplo, integrou o júri do Festival de Veneza. E acima de tudo, continua vivendo graciosamente "apesar de" tanto, como compartilhou em seu perfil do Instagram.

Leia na íntegra na CARAS Brasil.

Bárbara Paz Aniversário

Leia também

Mauro Farias confirma término com Heloísa Périssé após ser desmentido: 'Separados'


Harry Styles rompe o silêncio sobre morte de Liam Payne: 'Sentirei sua falta'


Virginia revela semelhança de filho recém-nascido com pai falecido: 'Grandes chances'


Neymar mostra cicatriz no joelho e relembra lesão: 'Guerreiro que nunca desiste'


Angélica relembra questionamento sobre sua virgindade aos 13 anos


Yuri Lima relata sofrimento com cólicas de Nala: 'Eu odeio'