Bocardi foi demitido por ‘descumprir normas éticas’ - Reprodução/ TV Globo
ENTENDA!

Bocardi foi demitido por ‘descumprir normas éticas’; veja a lista de princípios da Globo

Saiba quais são as normas éticas exigidas pela Rede Globo; Rodrigo Bocardi foi demitido na última quinta-feira (30)

Redação Contigo! Publicado em 31/01/2025, às 12h02 - Atualizado às 12h08

A demissão de Rodrigo Bocardi segue dando o que falar após a nota emitida pela TV Globo na última quinta-feira (30). Segundo o pronunciamento, ele teria descumprido “normas éticas do Jornalismo da Globo”. Mas quais são os princípios editoriais da emissora?

Quais são os princípios e normas éticas na Globo?

De acordo com o Splash, da UOL, o Grupo Globo tem uma lista de princípios que determinam os comportamentos dos funcionários dentro e fora do trabalho. O documento aponta que um desses princípios é a isenção, além dos jornalistas precisarem deixar seus gostos pessoais de lado em nome da notícia. "Os jornalistas do Grupo Globo devem evitar situações que possam provocar dúvidas sobre o seu compromisso com a isenção", diz o documento.

É necessário, também, que os jornalistas evitem “negócios com empresas ou instituições cujas atividades cubra cotidianamente", pontua o texto, segundo o site. Os princípios da Globo também proíbem que eles engajem em campanhas políticas ou anunciem apoio aos candidatos. 

Além disso, o documento afirma que a emissora exige que os jornalistas e apresentadores sejam respeitosos com o público e suas fontes. Já nos bastidores, "espera-se espírito de colaboração". Eles também são vetados de fazer qualquer propaganda, inclusive nas redes sociais

O Código de Ética e Conduta do Grupo Globo, que está disponível online, ainda lista algumas condutas necessárias, como evitar situações que interesses pessoais entrem em conflito com os objetivos da empresa. Além disso, a emissora condena práticas como como bullying, assédio moral, assédio sexual e conduta sexual inapropriada. Caso aconteça, devem ser reportadas à área de Compliance.

Demissão de Rodrigo Bocardi

O apresentador do Bom Dia São Paulo foi desligado da emissora por "descumprir normas éticas do Jornalismo", conforme comunicado oficial enviado à imprensa. "Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance", informou o comunicado emitido pela emissora. Continue lendo aqui!

Globo Rodrigo Bocardi demissão princípios normas éticas

Leia também

Virginia Fonseca celebra pré-aniversário em mansão no Rio: ‘Vem com tudo, 2.6!’


Ex e atual de Roberto Justus se reúnem em jantar após premiação da filha: 'Sobrou'


Deborah Secco surge pela primeira vez com o novo namorado em show


Crime! Ex-galã dos anos 90 é acusado de abusar sexualmente de adolescente


Vale Tudo? Humberto Carrão e Alice Wegmann falam sobre boatos de que estariam vivendo um romance


Apaixonado, Orlando Morais se declara para Glória Pires: '37 anos'