Josanna Vaz, atriz de Música, do Prime Video - Foto: Alex Korolkovas
ENTREVISTA

Josanna Vaz retorna ao Brasil após destaque em Hollywood: ‘Aprendi com os meus’

Em entrevista à Contigo!, a atriz da Record que brilhou em Hollywood fala sobre mudanças, carreira internacional e projeto que trará ao Brasil

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin Publicado em 05/07/2024, às 17h30

Josanna Vaz, atriz de Ribeirão do Tempo e Os Mutantes, da Record, estreou em Hollywood este ano, com o filme Música, do Prime Video, o que a tornou uma das primeiras brasileiras pretas a estrelar um filme americano. Em entrevista à Contigo!, a atriz fala sobre a carreira internacional e planos de trazer um novo projeto ao Brasil: “ Quero muito dividir minhas experiências e tudo que aprendi com os meus.”

Natural de Ipatinga-MG, Josanna iniciou cedo, aos dez anos de idade, participando de uma peça em sua cidade. Depois disso, nunca mais se viu longe das artes, fez cursos com o diretor Darci di Mônaco, e cursou Artes Cênicas na Universidade Federal de Minas Gerais. Em seguida, se mudou para o Rio de Janeiro-RJ, e a carreira decolou. Participou de trabalhos como o longa-metragem Cinco Vezes Favela, e ingressou na televisão para a sua primeira novela na Record, Ribeirão do Tempo, em 2010.

Em 2013, a atriz que almejava alcançar lugares que pareciam inalcançáveis, se mudou para Nova York e iniciou estudos e uma carreira internacional: “Acho que chegar aqui foi um misto de choque cultural, climático, social. Mas ser uma observadora de uma comunidade diferente ou várias, porque aqui é muito diverso, me abriu as portas da performance (...) Uma vez que você aprende como a indústria daqui funciona, que tipo de fotos tirar, que estado ir, que técnica estudar, é mais fácil de encontrar seu próprio nicho.” diz à Contigo!.

Atriz de teatro, televisão e cinema, Josanna sabe da importância de se jogar em todos os formatos que a arte lhe proporciona: “Eu venho do teatro, e tenho muito amor por essa arte que é o aterramento do ator, é a raiz de qualquer forma de atuação, vem dos rituais e a nossa liberdade de nos acreditarmos deuses; mas amo o cinema, porque é uma arte que em sua origem vem da documentação fotográfica do teatro. E a TV, que populariza a arte de atuar em todos os lugares. Acho difícil dizer qual amo mais, é que eu amo contar histórias, através da atuação em qualquer veículo, é como eu me sinto viva.” reflete.

No filme Música, junto com Rudy Mancuso e Camila Mendes, Josanna não só atua, como coloca a sua voz e ritmo brasileiro pra jogo, ao incorporar elementos como o maracatu: “A minha personagem é uma das freguesas do salão, amigas da mãe do Rudy, e meu maior desafio foi entrar no contratempo, porque o filme é um musical e a gente tava cantando um maracatu!”. se diverte a atriz.

Agora a artista planeja voltar ao Brasil com a peça Riven (ou Ruptura), e promete surpreender e emocionar o público, ao narrar as histórias potentes e negligenciadas de mulheres catadoras de lixo no Brasil: “A ideia é de Marina Zurita, escritora e diretora da peça, que quando ainda estudava na Universidade da Carolina do Norte, em 2021, foi de volta para São Paulo e entrevistou trabalhadores da cooperativa de catadores (...), mas, a versão que queremos levar para o Brasil, foi criada a partir de textos e improvisações criados por mim e Laila Garroni, baseados nas entrevistas feitas por Marina que escutamos.” explica.

A peça, que pode ser considerada um documentário, tem como objetivo representar esses profissionais: “Representá-los com verdade e amor (...) já parou para pensar que um catador de lixo sabe da intimidade das pessoas? De tudo aquilo que descartamos impulsivamente ou porque queremos deixar ir... é uma história sobre cada um de nós.” diz a atriz à Contigo!.

Com outros projetos no caminho, Josanna fala sobre a importância de ser uma mulher preta, abrindo portas para outras tantas que querem se jogar no mundo artístico: “É uma honra muito grande pra mim, ouvir que represento essas vozes, sou muito grata, principalmente a minhas ancestrais. Espero poder continuar honrando, cumprindo e levando o nosso povo adiante, abrindo caminhos mundo afora.”

Além de atriz e cantora, Josanna também é modelo fotográfica nos Estados Unidos e engajada, é defensora dos direitos dos imigrantes e trabalha com a organização Fifth Avenue Committee, para que imigrantes tenham direito a trabalho, moradia, alimentação e educação no país.

Música Riven Josanna Vaz

Leia também

Jade Picon solta o verbo e alfineta homens comprometidos: 'Falta de respeito'


Aos 61 anos, Solange Frazão surpreende com antes e depois de 33 anos


Estado de saúde de Roque é atualizado: 'Estável e acordado'


Luana Piovani ataca Pedro Scooby por iludir os filhos: 'Não vale uma ligação'


Mania de Você: Dedo podre? Bruna é enganada pela segunda vez; saiba tudo


Maira Cardi rasga elogios a Arthur Aguiar em festa com filha: "Parabéns'