Milton Gonçalves deixa legado memorável na dramaturgia brasileira: relembre carreira - Tv Globo /CEDOC/Globo/Estevam Avellar
RELEMBRE

Milton Gonçalves deixa legado memorável na dramaturgia brasileira: relembre carreira

Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira (30) aos 88 anos; relembre a carreira icônica do artista

Redação Contigo! Publicado em 30/05/2022, às 16h23

Morreu nesta segunda-feira (30) um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, Milton Gonçalves. Aos 88 anos, ele faleceu por complicações de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC, em 2020.

Com um currículo extenso, ele já fez mais de 70 trabalhos na televisão, entre novelas, séries e participações especiais. No cinema, ele já esteve em mais de 60 filmes, e atuou em cerca de 30 peças.

A carreira do ator começou em 1960, ainda na TV Tupi, e fez seu primeiro trabalho na Globo na inauguração da emissora, em 1965. Desde então, ele esteve em mais de 40 novelas, onde interpretou personagens marcantes como o Zelão das Asas, de O Bem-Amado (1973), e o médico Percival, de Pecado Capital (1975).

Além de ator, o artista já atuou como diretor de grandes sucessos, como Selva de Pedra (1972) e Escrava Isaura (1976). Ele escreveu quatro peças de tearo durante a sua carreira. Milton Gonçalves também atuou em Araponga (1990), Sinha Moça (1986), Rei do Gado (1996) e entre outras novelas. Outro grande marco na sua carreira é que ele foi o primeiro brasileiro a apresentar um prêmio no Emmy internacional.

Já nos anos 2000, ele esteve presente em novelas de destaque na Globo, como América (2005), A Favorita (2008), Insensato Coração (2011), Pega Pega (2017). 

A última novela que Milton Gonçalves participou foi O Tempo Não Para (2018), quando interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu. Em 2019, ele também fez uma curta participação em Malhação: Toda Forma de Amar. Seu último trabalho foi a série Filhas da Eva, da Globoplay, lançada em 2021. 

LUTO

O ator Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira (30)  no Rio de Janeiro.  

Segundo informações do G1, a família do artista de 88 anos alegou que ele faleceu em casa,  por volta de 12h30.

A morte ocorreu devido a consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC, em 2020. Na ocasião, o ator ficou 3 meses internado e precisou de aparelhos para respirar.  

Siga a Contigo! no Instagram

vida carreira Milton Gonçalves tristeza

Leia também

Isabel Veloso volta a atualizar estado de saúde do filho: 'Evoluindo muito'


Filho de Andressa Urach anuncia vídeo com o namorado da mãe: 'Vai ter que ser o passivo'


Cauã Reymond posa com filha e encanta web: 'Fim de semana'


Naiara Azevedo revela sobre mulheres no sertanejo: 'A gente nunca pode deixar de falar'


Jojo Todynho detona governo após novas regras sobre o PIX: 'Querendo impeachment'


Flávio Canto anuncia nascimento prematuro de segundo filho: 'Chegou lutando'