Saiba o que é embolia gasosa, diagnóstico que levou Saulo Poncio para a UTI aos 27 anos
Gabriela Cunha Publicado em 04/10/2023, às 16h19
A embolia gasosa é uma condição médica que ocorre quando há a entrada de bolhas de ar na circulação sanguínea, podendo causar graves complicações. Uma das formas mais raras e perigosas de embolia gasosa é a embolia gasosa arterial cardíaca, que afeta o coração e pode levar à morte.
Foi o que aconteceu com o cantor e influenciador digital Saulo Poncio, que foi internado na UTI após sentir fortes dores no peito na noite de terça-feira, 3 de outubro de 2023. Confira o que é a embolia gasosa, quais são as suas causas, sintomas e tratamentos, e como ela afetou a vida do artista!
A embolia gasosa é uma condição médica que ocorre quando há a entrada de bolhas de ar na circulação sanguínea, podendo bloquear o fluxo de sangue para os órgãos vitais. As bolhas de ar podem se formar por diversas razões, como: procedimentos cirúrgicos que envolvem o coração, trauma torácico penetrante e mergulho em grandes profundidades.
A embolia gasosa pode ser classificada em dois tipos: venosa e arterial. A embolia gasosa venosa ocorre quando as bolhas de ar entram nas veias e seguem para os pulmões, podendo causar dificuldade respiratória, tosse com sangue e hipoxemia (baixa concentração de oxigênio no sangue).
A embolia gasosa arterial ocorre quando as bolhas de ar entram nas artérias e seguem para os órgãos vitais, podendo causar isquemia (falta de sangue) e infarto (morte do tecido). A embolia gasosa arterial pode afetar o cérebro, causando acidente vascular cerebral (AVC), o coração, causando infarto do miocárdio (IM), ou outros órgãos, como rins, fígado e intestinos.
A embolia gasosa arterial cardíaca é uma forma rara e grave de embolia gasosa arterial que afeta o coração. Ela ocorre quando há a entrada de bolhas de ar na circulação sanguínea que atingem o coração. Essas bolhas podem bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, causando isquemia e infarto.
Os sinais e sintomas da embolia gasosa arterial cardíaca podem variar de acordo com a quantidade e a localização das bolhas de ar. Alguns dos sintomas mais comuns são: dor no peito, falta de ar, palpitações, tontura, perda de consciência, parada cardíaca.
O tratamento da embolia gasosa arterial cardíaca depende da gravidade do quadro e da causa da embolia. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, oxigênio, ventilação mecânica ou cirurgia para remover as bolhas de ar e restaurar o fluxo sanguíneo. Em casos mais graves, pode ser indicada a oxigenoterapia hiperbárica, que consiste em respirar oxigênio puro em uma câmara pressurizada, para reduzir o tamanho das bolhas e facilitar a sua eliminação.
O humorista Paulo Gustavo (1978-2021) é um famoso que enfrentou esse diagnóstico enquanto estava internado por conta da Covid-19. Essa condição gerou problemas de oxigenação das células de outros órgãos, como o cérebro.
Na noite de terça-feira, 3 de outubro de 2023, Saulo Poncio sentiu fortes dores no peito e foi levado às pressas para o hospital. Ele está sendo observado pelos médicos e não pode receber visitas. Ele também cancelou seus compromissos profissionais por conta da sua saúde. A causa da embolia gasosa arterial cardíaca de Saulo Poncio ainda não foi esclarecida.
Com casa em obras, Juliette mostra perrengue e faz improviso inusitado: 'Cortina'
Marina Sena se revolta com pressão estética para clarear a gengiva: 'A naturalidade assusta'
Angélica fala sobre corpo e enaltece mudanças ao envelhecer: 'Amo meu corpo'
Leo Dias expõe crítica de Eliana após barraco com Cariícha: 'Acima do bem e do mal'
Ex-padrasto de Lexa conta que avalia entrar em plataforma de conteúdo adulto: 'Fãs pedem'
Luciana Gimenez passa por bateria de exames ao descobrir doença: 'Estou intolerante'