Você sabia? Lexa descobriu doença autoimune que pode afetar a gravidez; saiba - Reprodução/Instagram
grave

Você sabia? Lexa descobriu doença autoimune que pode afetar a gravidez; saiba

No ano passado, Lexa descobriu doença que pode complicar a gestação, mas cantora já faz o tratamento adequado

Redação Contigo! Publicado em 05/11/2024, às 12h00

Na última semana, Lexa anunciou que está grávida de seu primeiro filho, a pequena Sofia, fruto de seu noivado com Ricardo Vianna. O casal está bem animado e até mesmo já rolou um Chá de Bebê para descobrir que o sexo do neném é feminino. Mas você sabia que a ex-esposa de MC Guimê sofre de uma doença autoimune que pode até mesmo dificultar a gravidez? Veja os detalhes:

 O diagnóstico

Em setembro de 2023, Lexa fez uma participação no mesacast PodPeople da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, onde contou que foi diagnosticada com Tireoidite de Hashimoto. De acordo com o SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), a condição é uma doença autoimune em que os anticorpos atacam as células tireoidianas, o que gera a destruição dessas células.

Segundo a médica, a doença pode causar fadiga, dificuldade de perder peso, cansaço e outros sintomas. "Qualquer coisa incha mais, retenção de líquido. É uma batalha. É uma doença que é chata, mas a probabilidade de virar um câncer é quase zero. A gente brinca no meio médico que se tiver que escolher um câncer, escolhe o de tireoide. É o mais tratável que existe. É chato, dá um pouquinho de depressão, você fica mais lenta e começar a ter mais autocrítica. Baixa um pouquinho o tesão. Pode ficar com unha mais quebradiça, queda de cabelo... Uma série de coisas que tem que regularizar. Muita mulher tem e não sabe", contou.

"Fui fazer uns exames que minha ginecologista pediu. E aí eu descobri que eu tenho uma doença chamada tireoidite de Hashimoto... A minha memória parece que é meio curta, tenho esquecimentos o tempo inteiro. Percebi algumas coisas, mas o esquecimento era o pior de todos", falou Lexa. "Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito triste. Ninguém quer ter uma doença autoimune".

Dificuldade na gestação

Segundo o Nicap, mulheres que enfrentam essa condição podem encontrar problemas durante a gravidez. Isso porque o feto depende 100% dos hormônios tireoidianos entre a 10ª a 12ª semana de gestação e os níveis alterados de TSH podem aumentar a chance de uma perda fetal. Após esse período, o bebê passa a desenvolver seus próprios hormônios da tireoide, mas de forma gradativa.

Leia mais: Lexa revela mudança drástica após gravidez: 'Zero exemplo'

MC Guimê Lexa Gravidez Lexa grávida diagnóstico Tireoidite de Hashimoto

Leia também

Após internação, Roque tem estado de saúde atualizado com novo boletim médico


Isis Valverde expõe dificuldades antes de casamento com ex de Wanessa: 'Está tenso'


Julio Rocha reflete sobre casamento com Karoline Kleine: 'Discordar'


Sabrina Petraglia revela detalhes da vida em Dubai: 'Outros costumes'


Jornalista grávida e na UTI desabafa sobre atual estado de saúde: 'Falta de ar'


Bukassa Kabengele, de Mania de Você, relembra infância no Congo: 'Alma de artista'