A cantora Vanusa - Foto: Divulgação
SAUDADES!

Há quatro anos morria Vanusa; cantora foi pioneira ao cantar sobre violência doméstica

Nesta sexta-feira, 08, faz quatro anos da morte da cantora Vanusa; artista foi pioneira ao cantar sobre violência contra a mulher; relembre

Tábata Santos, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 08/11/2024, às 15h47

Nesta sexta-feira, 08, faz 4 anos da morte da cantora Vanusa, aos 73 anos, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Na época, ela estava internada em uma casa de repouso em Santos, litoral paulista, e vivia uma dura fase financeira. A artista, que foi pioneira em cantar suas próprias canções, também abriu as portas para um movimento importante para as mulheres: foi a primeira artista a cantar sobre a violência doméstica na MPB. 

Na época, o anúncio de sua morte veio por meio de um comunicado nas redes sociais: "O enfermeiro percebeu por volta das 5h30 da manhã que ela estava sem batimentos cardíacos. Imediatamente chamaram a UPA que constatou insuficiência respiratória como a causa mortis", dizia um trecho. 

"Ontem [ela] teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem. Nos últimos anos Vanusa teve depressão, problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, o que a deixaram muito debilitada", acrescentou a nota.

Decisão de interná-la em uma casa de repouso 

Dois meses antes de sua morte, a cantora chegou a ficar um mês internada na UTI do Complexo Hospitalar dos Estivadores, também em Santos. Na ocasião, um dos filhos de Vanusa, Rafael Vanucci, contou que a mãe estava em estado frágil: "Ela tem uma doença cognitiva, uma demência, que as pessoas conhecem mais como Alzheimer... A da minha mãe é um pouco mais forte e mais grave, mas é parecida com Alzheimer", declarou.

 

O filho da artista também comunicou a decisão de internar a mãe em uma casa de repouso: "Foi uma decisão minha, mas claro que escutando os médicos que acompanham a minha mãe. Não é simplesmente colocar uma enfermeira de dia e outra de noite, que ela seria bem tratada. A minha mãe não se alimenta sozinha, está de cama, usa fraldas, não tem dentes na boca. Ela lembra de poucas pessoas, de mim, da minha irmã, do enfermeiro... Por conta disso, decidimos, junto a opinião dos médicos, que a clínica que ela estava seria o melhor lugar para ela ficar", afirmou ele.

Carreira e pioneirismo 

Vanusa foi uma das principais estrelas da música. Ligada ao movimento Jovem Guarda, ela possui hits que ecoaram por gerações e foi pioneira ao cantar suas próprias composições, que inclusive, são alguns dos seus maiores sucessos: Manhãs de Setembro, Mundo Colorido, Perdoa, Eu Não Quis Magoar Você, Rotina, Pode Ir Embora e Espelho

Além disso, a cantora foi pioneira ao cantar sobre a violência contra a mulher, com a música S.O.S Mulher, lançada em 1981. Confira um trecho da letra:

A mão que te acaricia

É a mesma que te esbofeteia

E a boca que te beija 

É a mesma que injuria. 

O braço forte que lhe ampara

Vanusa Manhãs de Setembro

Leia também

Do Brasil para o mundo! Simone Mendes leva o sertanejo para o Grammy Latino


Júnior & Cézar lançam clipe de "Butecada" nesta sexta-feira (8)


STER usa funk para manter música clássica viva em novas gerações: 'Não ficou pra trás'


Apadrinhada por Belo, Ana Clara revela verdadeira influência na música: ‘Tenho lembranças’


Lucas Mamede se entrega para criar música: 'Colocar para fora o que está no meu coração'


Bruninho e Davi abrem detalhes sobre novo projeto musical: 'Memorável'