Com a nova grade do SBT, público de novelas mexicanas migra para a Globo e passa a bola para 'Paraíso Tropical' e 'Elas por Elas', que dão um gol no ibope
Felipe França Publicado em 04/04/2024, às 18h15 - Atualizado às 19h10
No último mês de março, o SBT divulgou sua nova grade de programação. A novidade mexeu com um público que pelo menos há 10 anos se mantinha ligado na transmissão de tramas mexicanas no final das tardes. Com a mudança, os órfãos das faixas de repetecos latinos migrararam para a TV Globo, contribuindo, diretamente, para que os folhetins do canal carioca decolassem no ibope na reta final.
No lugar de enlatados da Televisa, os telespectadores passaram a encarar na tela da TV o programa Tá na Hora, apresentado por Christina Rocha e Marcão do Povo. O telejornal, que tem foco em prestação de serviço e informações de apelo popular, possui duração de duas horas e 15 minutos e está no ar desde o dia 18 de março.
Porém, parece que o público não comprou muito a ideia do novo programa. Essa afirmação é baseada nos dados da Kantar IBOPE Media. A atração começou com 3.9 pontos de audiência. Logo no segundo dia, a novidade caiu para 3.2, e na última terça-feira, 2, registrou apenas 2.4. Em menos de um mês, o programa teve quedas consideráveis, que provam o êxodo em busca de melodramas na TV.
Apesar de ser uma apresentadora que dispensa apresentações e que já provou diversas vezes que sabe muito bem como comandar um programa, Christina Rocha tem enfrentado críticas de parte do público. Mesmo com o comando do Casos de Família por mais de dez anos, tudo indica que o público não comprou muito o desempenho de Christina no Tá na Hora.
Quem está em festa com a nova grade do SBT é a Globo. A audiência de Elas por Elas, novela das seis da emissora, nunca foi das melhores, mas como diz a abertura da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão: "nenhuma dor sempre será".
A atração, dirigida por Amora Mautner, apresentou um considerável crescimento nos últimos dias. Por exemplo, segundo dados da Kantar IBOPE Media, a trama, que sempre patinou pela casa dos 15 pontos, registrou 18,2 pontos de audiência no dia 18 de março, mesma data o Tá na Hora estreou na telinha do SBT.
Claro que é importante reforçar que a novela está caminhando para sua reta final e com isso, muitos eventos têm acontecido na história, baseada no original de Cassiano Gabus Mendes. Entretanto, a mudança de grade da concorrente de TV aberta abre caminho para justificar uma das possíveis subidas no ibope.
Sem os folhetins latinos no horário, o público do SBT parece ter encontrado também "um bom lugar" na faixa que antecede Elas por Elas. No ar no Vale a Pena Ver de Novo desde novembro, Paraíso Tropical, também vinha amargando baixos números para o horário.
Oscilando entre 10,8 pontos e 12 pontos de audiência nas primeiras semanas, a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares já marcou 15 pontos com a mudança de grade da concorrente. Mais uma vez, seria coincidência?
A realidade é constatar, então, que com a nova programação do SBT, parte do público que está familiarizado com novelas na emissora de Silvio Santos resolveu mesmo migrar para o principal canal da TV aberta, que se isola, assim, como a única emissora a exibir folhetins neste período de fim de tarde e início de noite.
Mania de Você: Filipa arma plano macabro e faz Rudá parar sozinho no meio do mar
Garota do Momento: Mauro revela seu verdadeiro caráter; saiba tudo
Mania de Você: Viola engana Mavi durante sequestro
Mania de Você: Mavi resolve entregar Rudá para a polícia e Mércia causa reviravolta
Garota do Momento: Maristela descobre desvio de dinheiro de Juliano: 'Me roubou'
Volta por Cima: Edson descobre ser pai de Jão e reage emocionado