Em entrevista à Contigo!, o doutor e mestre em novelas, Mauro Alencar, analisa a trama Mania de Você e também explica a importância dos estilos
Redação CONTIGO! Publicado em 09/01/2025, às 15h10
Doutor e mestre em Teledramaturgia Brasileira, Mauro Alencar (62) analisa o estilo de Mania de Você, trama que ocupa a faixa das 21h na Globo, e discorre sobre a importância dos estilos existirem em temas variados. Para ele, é imprenscindível resguardar a criatividade e qualidade das novelas.
Em entrevista à Contigo!, o especialista explica que enxerga como inadequada a estrutura de Mania de Você. "Uma novela das 21h com quatro personagens, focada só isso, às vezes eu vejo um bloco só no mesmo tema. Será que isso vai funcionar nesse horário? É uma pergunta para diretores, produtores. Talvez isso comece em uma minissérie, num streaming. É inevitável falar disso."
"Respeito muito a criação, mas acho inadequado, não apenas para a telenovela, quanto para o horário das 21h. É para o streaming, para assistir em 10 dias, em duas temporadas, jamais para as 21h", acrescenta o especialista.
Leia também: Especialista em novelas, Mauro Alencar analisa sucesso das tramas turcas: 'Quebra-cabeças'
Alencar também diz que, atualmente, existem coisas que o incomodam na produção das novelas. "As aberturas ficaram muito simplórias. É um conceito, como se consome hoje? Será que era para se gastar tanto dinheiro em uma abertura de novela? Acho que não."
"O que me desagrada também é a questão da indústria. Quando vem a Turquia com essa força, a Coreia, é preciso resguardar isso", acrscenta. "No Brasil, com os investimentos da TV Globo, a emissora foi abarcando um hall de profissionais de uma tamanha criatividade o que resultou em uma novela diferenciada do mundo todo."
Ele afirma que, especialmente na Globo, as novelas estão se desenhando para seguir um estilo. Por exemplo, na faixa das 18h, o exemplo é Garota do Momento; já na faixa das 19h, Volta por Cima e Vai na Fé se destacam.
"Fuzuê, por exemplo, já no primeiro capítulo, havia uma série de questões que aquilo não iria envolver o público. A televisão tem que vender telenovela, minissérie, série... Quando isso começa a ficar frágil, me preocupa", completa. "O mundo sempre viveu de estilos. Isso é perfeitamente normal na indústria do consumo. Vejo muitas séries do streaming que são um melodrama, existe uma conversa nisso tudo."
"Dentro do estilo, se pode variar o tema. Espero que agora, que a Globo está se ajustando, tenha essa visão de trazer estruturas diferenciadas. Se não, irá cair naquela mesmice de sempre, que é o que a Record está caindo com as novelas bíblicas."
Leia mais em: Mauro Alencar lista Lucimar e outras 20 mães que marcaram as novelas
Mania de Você: Viola vai conseguir separar Mavi e Luma?
Mania de Você: Viola vira amante de Mavi e deixa Luma na pior
Theo Radicchi encarou mudança de Belo Horizonte para São Paulo por papel no SBT: 'Uma maratona'
Globo investiu milhões em novela para tentar atrair fãs de séries medievais há sete anos
Mania de Você: Descubra quando vai ao ar o último capítulo da novela
Mania de Você: Viola revela o que aconteceu após o acidente de helicóptero