Trama da Globo foi escrita em conjunto por três autores renomados, mas público não gostou do ritmo da novela
Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 15/10/2024, às 15h33
Em 15 de outubro de 1990, há 34 anos, a rede Globo estreava Araponga , novela que contava com três autores para tentar bater de frente com o sucesso da Manchete, Pantanal, em um novo horário, após a exibição da trama do horário nobre da emissora. Mesmo com os esforços, o enredo não foi bem recebido e a Globo confundiu o público com uma novela com cara de série.
Escrita pelos grandes nomes da teledramaturgia Dias Gomes, Lauro César Muniz e Ferreira Gullar, Araponga tinha o objetivo de ser uma novela repaginada, um refresco ao modelo de capítulos feitos até então.
Em Memória da Telenovela Brasileira, Ismael Fernandes resgata o slogan escolhido pelos autores, “Um jeito novo de fazer novela”, e destaca que a sequência de capítulos com estrutura de novela, mas ritmo era de seriado, acabou gerando uma confusão na cabeça do telespectador.
Como explica o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a escrita de Araponga era dividida entre o trio de autores e funcionava de um jeito único. O roteiro geral era estruturado em conjunto, mas cada um escrevia um capítulo individualmente e, depois, eles se uniam para decidir o caminho que a história seguiria.
Mesmo com os esforços dos autores, que chegaram a se aprofundar na abordagem de temas até então pouco desenvolvidos em outros folhetins, o sucesso de Pantanal se manteve e Araponga teve dificuldades para conquistar o público.
A novela, na verdade, deveria ir ao ar no horário das oito, substituindo a trama Rainha da Sucata, mas acabou sendo adaptada para às 21h30 em uma tentativa de bater de frente com a Manchete e segurar a audiência. No lugar de Rainha da Sucata, a emissora estreou Meu Bem Meu Mal.
O fato de Pantanal estar em sua fase de maior repercussão e o roteiro de Araponga ser quase experimental, também contribuiu para que a novela não atingisse as expectativas dos chefões da Globo, destaca Xavier.
Globo aposta em seu grande último sucesso das 21h para substituir Tieta
Globo falhou ao tentar repetir sucesso de novela clássica há 30 anos
Mania de Você: Mavi assusta Luma com suspeita sobre Viola após analisar pista
Mania de Você: Mavi e Luma vão se apaixonar após suposta morte de Viola?
Mania de Você: Saiba como será vingança de Viola contra Mavi e Luma após acidente
Mania de Você: Viola vai se vingar de Mavi após suposta morte?