Patrícia França e Gloria Pires, contracenando em 1999, na novela Suave Veneno - Foto: Nelson Di Rago/Globo
RELEMBRE

Há 25 anos Glória Pires virava camelô em novela resgatada pelo Globoplay

Exibida originalmente em 1999, novela resgatada pelo Globoplay trouxe no elenco nomes como José Wiler, Glória Pires e Rodrigo Santoro

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin Publicado em 03/07/2024, às 18h00

Novo resgate do Globoplay, a novela Suave Veneno deu o que falar na época em que foi exibida originalmente, em 1999. Além de disputar audiência com programa de TV, a trama trouxe a atriz estrela da Globo, Glória Pires, como camelô, além de ter um elenco composto por outros grandes nomes como saudoso José Wilker e a estrela internacional, Rodrigo Santoro.

Inspirada na obra Rei Lear, de William Shakespeare, a trama de Aguinaldo Silva passou por diversas mudanças enquanto era exibida, isso porque não estava agradando o público. Segundo o Teledramaturgia, Suave Veneno derrubou o ibope do horário para apenas 37,4 pontos, índice praticamente inaceitável pela direção da Globo na década de 90. Além disso, ainda disputava audiência com um grande sucesso da época, o Programa do Ratinho, do SBT.

Em entrevista à André Bernardo e Cíntia Lopes para o livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, Aguinaldo Silva comentou sobre essa disputa: “O Ratinho foi um verdadeiro tsunami na televisão brasileira. Aquilo foi dramático! Quando entrava o comercial na Globo, a audiência fugia toda para o SBT. A diferença é que, ao contrário do que o Ratinho apregoava, ele nunca conseguiu ganhar de Suave Veneno. O máximo que conseguiu foi chegar a 5 pontos de diferença na hora do intervalo comercial.”

Em outra entrevista, publicada pelo Observatório da TV, Aguinaldo comentou também sobre as mudanças e viradas que foi preciso fazer na trama: “Tinha uma história boa nas mãos, mas não tive tempo de descobrir como contá-la. O público não embalou no clima de mistério que tentei criar. Se começasse a novela hoje, escreveria na ordem direta.” observou o dramaturgo.

A trama gira em torno do empresário Waldomiro Cerqueira (José Wilker), dono de uma empresa de negócios polêmica, que além de resolver questões da vida pessoal, com esposa e filhos, ainda atropela Inês (Glória Pires), que perde a memória após o acidente. Após a proximidade dos dois, Waldomiro se apaixona, e os desdobramentos não são agradáveis, pois toda a situação não passava de uma enorme armação. O enredo ainda é repleto de outros mistérios e grandes nomes como Irene Ravache, Letícia Spiller, Patrícia França, Diogo Vilela, Nívea Maria, Luana Piovani, Deborah Secco, Rodrigo Faro, Tarcísio Filho, Nívea Stelmann, Sílvia Bandeira, Totia Meirelles, Samara Felippo, e outros.

gloria pires José Wilker Suave Veneno

Leia também

Mania de Você: Como Mavi vai reagir à reconciliação de Viola e Rudá?


Mania de Você: Viola desmaia durante crime, perde a memória e vira outra pessoa


Garota do Momento: Como será o reencontro de Beatriz e Clarice?


Mania de Você: Dhu encontra um novo amor e provoca ciúmes em Edmilson


Globo retomava novelas das nove há três anos após pandemia com trama rejeitada


Mania de Você: Mavi faz Rudá virar o assassino de Molina e desespera o pescador