Nanda e Gui, interpretados por Rafaela Mandelli e Iran Malfitano, foram protagonistas da temporada - Reprodução/Globo
Tem no Globoplay

Malhação ultrapassou ibope de novelas das 6 e das 7 com temporada resgatada pelo Globoplay

Temporada de Malhação que discutiu temas adultos e teve melhor desempenho que novelas das 6 e 7 estreou no Globoplay em dezembro

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 23/01/2025, às 07h30

Em maio de 2001, a Globo estreava Malhação 2001, temporada que contou com 250 capítulos e trouxe temas mais adultos ao enredo feito para se conectar com os telespectadores mais jovens da Globo. A temporada, que foi resgatada pelo Globoplay e está disponível no catálogo do streaming desde dezembro, foi um dos grandes sucessos na história da série e ultrapassou ibope de novelas das 6 e das 7 com temporada. Relembre a história!

Histórias que conectaram o público

Apesar de ser voltada para jovens, Malhação 2001 não se limitou a temas adolescentes. A temporada, como destaca o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, mergulhou em questões delicadas como aborto, violência contra a mulher, câncer de mama e adoção.

A trama também trouxe um alerta sobre a proliferação da dengue, com a personagem Drica (Giselle Frade) protagonizando a discussão. Ao abordar temas mais adultos, a história conquistou públicos de todas as idades e superou em audiência novelas das 18h e 19h, como Estrela-Guia, A Padroeira e As Filhas da Mãe

Grandes nomes e retornos esperados

A temporada, relembra Xavier, marcou o retorno de Lucélia Santos à Globo após 15 anos, interpretando Jackie. Ela contracenou com André de Biase, que também voltava às novelas depois de um longo hiato. No elenco, nomes como Fernanda Souza (Helô), Serginho Hondjakoff (Cabeção), Rafaela Mandelli (Nanda) e Iran Malfitano (Gui) também se destacaram e ganharam ainda mais visibilidade.

Fernanda Souza, que decidiu fazer uma cirurgia plástica no nariz na vida real, viu o procedimento ser incorporado à história de sua personagem, Helô, gerando identificação e debates na época.

Detalhes técnicos e trilha sonora icônica

Com coordenação de texto de Emanuel Jacobina e escrita por Andréa Maltorelli, Tiago Santiago, Max Mallmann e outros nomes, a temporada ainda ficou marcada pela icônica música de abertura Te Levar, do Charlie Brown Jr., que embala memórias de toda uma geração.

Exibida originalmente de 7 de maio de 2001 a 19 de abril de 2002, Malhação 2001 permanece como um sucesso e não ficou restrita à TV aberta. Reprisada no canal Viva entre 2013 e 2014, a trama agora está disponível no Globoplay.

Leia também: Globo lançou elenco do SBT em novela das sete que uniu moda e anjos há 24 anos

Globo Globoplay Lucélia Santos Malhação 2001

Leia também

Após sucesso, Band esticou novela teen com futuro deputado bolsonarista há 19 anos


Em Beleza Fatal, personagem de Caio Blat tem fetiche exposto em vídeo; saiba qual


Em Mania de Você, Luma vê beijão de Viola e Mavi: ‘Eu te amo’


Em Mania de Você, Luma descobre tia internada em manicômio: ‘O Molina me fez de louca!’


Vilão em Ainda Estou Aqui, Luiz Bertazzo revela paixão: 'Seria veterinário'


Alice Wegmann revela importância de papel em Rensga Hits!: 'Não aceitar qualquer coisa'