O Cravo e a Rosa volta às telas da TV Globo nesta segunda-feira (6); confira as estrelas da obra que deixaram saudade
Redação CONTIGO! Publicado em 06/12/2021, às 12h30
O Cravo e a Rosa volta às telas da TV Globo nesta segunda-feira (6), em nova faixa de exibição de novelas. A trama de Walcyr Carrasco estreará logo após o Jornal Hoje.
Estrelada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, a obra conta a relação tumultuada entre a geniosa Catarina e o caipira Julião Petruchio divertindo o público em inúmeros momentos.
A exibição original, entre os anos 2000 e 2001, a trama alcançou uma média de audiência de 30 pontos, alta para o horário. O sucesso da obra foi tão grande que ela voltou a ser exibida mais duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo: em 2003 e 2013.
Após 21 anos, quem for acompanhar o folhetim desta vez, contudo, vai conferir interpretações de seis atores que já morreram.
Abaixo, confira quais são os artistas que não estão mais entre nós, mas poderão ser revistos em O Cravo e a Rosa:
O ator interpretou um membro do partido de Nicanor Batista (Luís Melo). Após participar de mais trabalhos na Globo e na Record, ele morreu no dia 31 de janeiro de 2011, aos 75 anos, um mês após um AVC (acidente vascular cerebral).
Na trama clássica, o artista interpretou o personagem Ursulino Montenegro. Em 9 de janeiro de 2018, aos 84 anos, o ator morreu em decorrência de um câncer no Rio de Janeiro (RJ).
O veterano deu vida ao agiota Normando Castor, que cobra uma dívida de Petruchio (Eduardo Moscovis). Depois disso, ele ainda esteve em tramas como Porto dos Milagres, A Padroeira, Esperança, Kubanacan, Chocolate com Pimenta e Senhora do Destino. Em 2005, o artista morreu aos 77 anos por contia de falência múltipla de órgãos em Niterói (RJ),
O artista interpretou o médico Dr. Caio em participação especial na trama. Após muitas outras presenças em novelas da emissora, ele nos deixou em 2017, aos 75 anos, vítima de câncer de pulmão.
A atriz viveu a rabugenta Josefa, mãe de Dinorá (Maria Padilha) e Heitor (Rodrigo Faro). Após sua participação na trama, ela ainda esteve em América, Caminho das Índias e Salve Jorge. Ela morreu em 2017, aos 98 anos, após cinco anos longe da TV. A veterana sofria de Parkinson e Alzheimer, além de problemas cardíacos, e morreu em decorrência de uma pneumonia.
O artista fez uma participação especial como Dr. Felisberto, médico que atende Bianca (Leandra Leal) quando ela faz greve de fome. Em 2007, ele morreu, aos 89 anos, devido à falência múltipla dos órgãos.
O Cravo e a Rosa marcou a estreia na Globo do autor Walcyr Carrasco, que depois viria a escrever outras tramas de sucesso, como Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005) e Caras & Bocas (2009), entre outras novelas.
Ao O Globo, o autor de Verdades Secretas 2 conta que se inspirou na peça Cyrano de Bergerac, escrita em 1897 pelo francês Edmond Rostand, para caracterizar o triângulo amoroso formado por Edmundo (Ângelo Antônio), Bianca (Leandra Leal) e Heitor (Rodrigo Faro).
Mania de Você: Filipa arma plano macabro e faz Rudá parar sozinho no meio do mar
Garota do Momento: Mauro revela seu verdadeiro caráter; saiba tudo
Mania de Você: Viola engana Mavi durante sequestro
Mania de Você: Mavi resolve entregar Rudá para a polícia e Mércia causa reviravolta
Garota do Momento: Maristela descobre desvio de dinheiro de Juliano: 'Me roubou'
Volta por Cima: Edson descobre ser pai de Jão e reage emocionado