O ator comprou os direitos da produção e idealizou uma versão para o teatro - Divulgação
romance vencedor do oscar

Ator de Travessia compra direitos de O Segredo de Brokeback Mountain e estreia peça

O Segredo de Brokeback Mountain ganha versão no teatro e estreia no Rio de Janeiro. Marcelo Brou, ator de Travessia, compra dos direitos da produção

Gabriel Perline Publicado em 23/07/2024, às 15h00

Em agosto deste ano, o espetáculo O Segredo de Brokeback Mountain estreia no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro. A obra, adaptada para os palcos, é baseada no conto de Annie Proulx que narra a história do amor entre dois cowboys. Marcelo Brou foi responsável pela compra dos direitos da montagem no Brasil, é o idealizador da produção e está em cena com o personagem Ennis na fase adulta. À coluna, o ex-ator da Globo revelou mais detalhes da trama. 

Em junho de 2023, logo após o fim da novela Travessia, ele estava em Londres e escutou um burburinho de que O Segredo de Brokeback Mountain estava em cartaz com uma peça. Ele não sabia que já existiam adaptações do conto que inspirou o filme vencedor do Oscar e foi atrás de mais informações.

"Fui assistir e saí super emocionado (...) E eu fui atrás dos direitos, correr atrás. Eu lembro que saí da peça, liguei para o diretor Moacyr Góes aqui no Brasil e falei com ele: 'Moacir, cara, acabei de assistir uma peça linda no teatro, nunca soube da existência, você dirige?' Ele falou: 'Dirijo'. Então, assim, eu tinha que ter os direitos dessa peça, sabe? Foi muito bom assim, deu tudo certo", relembrou.

"Eu acho que o nosso país é um país que precisa de cultura. E uma cultura acessível", disse ele, que deu mais detalhes da obra à coluna. "Na verdade é, a gente está não é o filme, é o conto da Annie Proulx. O filme foi adaptado para o cinema e depois o filme foi adaptado para o teatro, mas só foi montado em Londres. Não foi montado em nenhum outro lugar. Então é importante porque toca o coração das pessoas. Então, quando toca o coração das pessoas, é importante da gente trazer isso para o Brasil. Acho que a gente precisa de textos que toquem os corações", admitiu.

Sobre a história de O Segredo de Brokeback Mountain, Marcelo Brou esclareceu que é uma temática importante até mesmo nos dias atuais, mesmo que o conto tenha sido lançado há quase 90 anos. "Por um momento eles [personagens] vão trabalhar juntos numa montanha e ficam sozinhos por 4 meses, e aquilo ali deu um start na vida deles e se apaixonaram loucamente. E deu uma confusão na vida, principalmente na do Ennis del Mar. Eu até acredito que o Jack Twist, que era casado com a Lauren, já tinha alguma coisa assim de bissexual, mas o Ennis del Mar não tinha nada de homossexual (...) Mas aí são coisas do coração. Eu repito, o coração não manda na gente, o coração leva a gente para o lugar mais bacana (...) A peça fala de amor, independentemente de que tipo de amor, se é um amor heterossexual, homossexual, bissexual, transexual, é amor. Amor não tem sexo, né? Amor é amor (...) É uma história de amor muito linda".

"A gente sabe que a gente tem uma história vencedora de 3 Oscars. A gente sabe que a gente tem um filme que ele foi quase que um ponto de referência para muitas pessoas que se entenderam homossexuais depois de assistir ao filme. Eu acho que a gente tem um marco no cinema, que foi O Segredo de Brokeback Mountain e a gente está levando isso para o teatro (...) Mas a repercussão que teve na época foi estrondosa, né? Tanto que o ator, ele [Jake Gyllenhaal] continua visitando a família do cowboy que faleceu [Heath Ledger] porque faleceu e deixou uma filha pequena, uma esposa, e ele continua visitando, indo lá, ele quase que virou padrinho da menina, da filha do outro", acrescentou.

Por fim, Marcelo Brou comentou sobre as discussões a cerca de orientação sexual e identidade de gênero apresentadas na produção. "Eu acho sempre que qualquer discussão, seja de orientação sexual, identidade de gênero, seja de religião, de raça, de credo, de política, de qualquer coisa, todas elas precisam de espaço e vão precisar de espaço sempre. Esse espaço vai estar sempre é sendo necessitado cada vez mais falar mais. E a produção é totalmente atual, porque, como eu te disse, é uma história de amor e história de amor é atemporal. Ela não tem tempo, né? Ela pode ser vista em 2005, que é a época do filme. Ela pode ser vista em 2020, ela pode ser vista em 2040, que eu tenho a certeza que as pessoas vão ficar apaixonadas pela peça e do jeito que a gente está levando ela para os palcos", esclareceu.

O espetáculo O Segredo de Brokeback Mountain chega ao Rio de Janeiro, no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, no dia 7 de agosto. A primeira montagem nacional ainda contará com Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira como os protagonistas Ennis Del Mar e Jack Twist, respectivamente. 

 

Globo Marcelo Brou Travessia O Segredo de Brokeback Mountain

Leia também

Fracasso de novelas faz Globo ficar fora de maior premiação internacional do gênero


Raquel Brito segue passos de Davi, e apela para choradeira e vitimismo em A Fazenda 16


Paquita quebra protocolo e afirma que broncas de Xuxa "machucavam mais" que as de Marlene


Cariúcha escala inimigo de Jojo para seu aniversário e provoca: "A festa aqui é da diversidade"


Bianca Rinaldi relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada


Briga por herança de Gal Costa tem reviravolta, e viúva e filho da cantora fazem acordo