Diogo Vilela e Luiz Carlos Tourinho, em Suave Veneno, 1999 - Foto: Nelson Di Rago/Globo
POLÊMICA

Ator levou tombo em cena de novela e causou revolta de grupo gay

O ator de Suave Veneno, recentemente resgatada pelo Globoplay, usou o desastroso tombo para construir personagem desajeitado e motivo de revolta

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin Publicado em 04/07/2024, às 18h00

O ator Luiz Carlos Tourinho deu o que falar ao interpretar o secretário homossexual, Edilberto, em Suave Veneno, exibida originalmente em 1999, na Globo, e resgatada recentemente pelo Globoplay. Além de ter tomado um tombo durante as filmagens, ainda foi motivo de revolta de grupo gay.

Na trama, o personagem Edilberto era o ajudante e secretário de Uálber (Diogo Vilela), um guru que não sabia controlar muito bem os seus poderes paranormais. Os dois personagens eram homossexuais, e dentro de seus enredos, Uálber era frequentemente induzido por sua mãe, Maria do Carmo (Eva Todor), a conhecer mulheres, enquanto Edilberto adorava frequentar a vida noturna dos bares no Rio de Janeiro-RJ e não escondia quem ele era.

A revolta dos grupos gays, na época, aconteceu porque o personagem Edilberto era frequentemente maltratado por outros personagens. Segundo o Teledramaturgia, o ator chegou, inclusive, a virar motivo de riso no set, ao tomar um tombo durante as filmagens, que acabou transformando em uma característica do personagem: construiu um Edilberto desajeitado, que caia e esbarrava nas coisas com frequência.

Ainda segundo o Teledramaturgia, o Grupo Gay da Bahia, chegou a entrar com uma representação no Ministério Público e na Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, alegando que a atitude do autor e da emissora era discriminatória contra a classe. “Aguinaldo errou a mão completamente”, avaliou o presidente do GGB, Luiz Mott, na época. “O Edilberto foi exposto ao ridículo e vítima de agressões físicas.” pontuou. E essa foi apenas uma das diversas polêmicas em torno de Suave Veneno.

Luiz Carlos estreou na televisão em 1989, na minissérie O Cometa, da Band. Participou de vários trabalhos em programações da Globo como Sai de Baixo, entre os anos 2000 e 2002, Zorra Total, em 2000, Sítio do Picapau Amarelo, em 2003, Sob Nova Direção, entre os anos de 2003 e 2007 e outros programas e novelas.

O ator e humorista faleceu aos 43 anos, em decorrência de um aneurisma cerebral.

Luiz Carlos Tourinho Suave Veneno Edilberto

Leia também

Agatha Desde Sempre tem primeira cena de nudez feminina na Marvel após sugestão de atriz


Ana Maria Braga se atrapalha e pergunta se fã dormiu com Jão


Cariúcha chora ao vivo no SBT ao revelar que foi abusada: “Coletivo”


Marcus Buaiz estreia como apresentador em programa na CNBC Brasil


TV Tupi pode voltar? Há 74 anos nascia a primeira emissora do Brasil


Record cativa público ao resgatar ouro desperdiçado pela Band