Ator e comediante, David Pinheiro - Foto: Reprodução/Intermet
ENTREVISTA

David Pinheiro relembra sucesso na TV com o humor: 'Parava o Brasil'

Em entrevista à Contigo!, David Pinheiro fala sobre importância do humor e relembra Escolinha do Professor Raimundo

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin Publicado em 21/10/2024, às 17h30

David Pinheiro ficou marcado na memória de muita gente após o enorme sucesso do seu personagem, Seu Armando Volta, na Escolinha do Professor Raimundo. Ícone da comédia brasileira nos anos 90, ele lançou o jargão "Sambarilove", que é lembrado até hoje pelo público. Em entrevista à Contigo!, o ator fala sobre a importância do humor e relembra o maior sucesso de sua carreira.

"O humor abriu portas enormes na minha vida, pois me levou por caminhos maravilhosos, onde eu consegui  através da minha arte, do meu trabalho como ator, alcançar o inconsciente coletivo num país como o Brasil, que tanto precisa de divertimento, já que temos tantas coisas tão trágicas e tão tristes, cada vez mais, não é?", reflete.

Recentemente, o artista participou da novela Família é Tudo, da Globo, e seu personagem deu o que falar por ter um humor semelhante ao do Seu Armando Volta. À Contigo!, Pinheiro conta que achou divertido relembrar esse espírito 'malandro': "Sempre que você está trabalhando naquilo que gosta, que é a tua profissão, que você domina os fundamentos, e conhece aquilo que faz, como modéstia a parte, nesse momento da minha vida, é o meu caso, com 54 anos de carreira, aos 74 de idade. Na verdade, quando eu fui trabalhar na televisão com o Chico Anysio e posteriormente na Escolinha, eu já era um ator que vinha de teatro, de cinema, com trabalhos importantes feitos. Agora me chamaram para a novela e foi ótimo estar ao lado dessa turma maravilhosa, a Grace Gianoukas, e a Cristina Pereira, que formavam o núcleo que eu trabalhei. Consegui me divertir, e também fazer o povo se divertir. Quero fazer mais.", disse. 

David Pinheiro e Chico Anysio - Foto: Acervo

 

Ao relembrar a sua trajetória na Escolinha do Professor Raimundo, entre os anos de 1990 e 1995, o ator faz questão de citar grandes nomes do humor brasileiro com quem já trabalhou: "Todas as recordações da Escolinha do Professor Raimundo são maravilhosas, porque aquilo ali era mesmo uma escola. Principalmente para os jovens comediantes, foi o meu caso na época e de tantos outros mais, como o Tom Cavalcante, o Pedro Bismarck, a Claudia Jimenez, Cláudia Mauro e outros mais, ... toda aquela turma mais jovem que teve a oportunidade, o privilégio, a honra e a sorte, de estar ao lado de mestres como Chico Anysio,  Brandão Filho,  Valter d'Ávila,  Lúcio Mauro,  Zezé Macedo, Grande  Otelo... olha que espetáculo! Eram tantos!", relembra.

Pinheiro ainda ressalta que o programa era um sucesso de parar o Brasil: "Esse programa parava o Brasil às cinco horas da tarde e depois, aos sábados à noite, também, para ver a Escolinha do Professor Raimundo.  Acho que isso só acontece de cem, em cem anos. Muito bom mesmo! Sou muito grato por ter tido a oportunidade  de participar disso, onde eu aprendi muito mesmo, como numa escola (risos), é lá que a gente aprende a viver!", finaliza.

No próximo dia 27 de outubro, acontecerá a última apresentação do monólogo É o otimismo que faz o besouro voar!, estrelado por David Pinheiro, no Teatro Vannucci, no Rio de Janeiro.

Escolinha do Professor Raimundo David Pinheiro

Leia também

Os Outros e Justiça, do Globoplay, vão ganhar remakes internacionais


Léo Santana terá música em nova novela da Globo: 'Desafiador para mim'


Prestes a sair da Globo, Felipe Andreoli faz declaração para Ana Maria Braga no Mais Você


Tatá Werneck questiona Pedro Bial sobre partes íntimas e ironiza resposta: ‘Dorminhoco’


Chitãozinho surpreende Simone Mendes com pergunta sobre ‘amor por trás’ e Xororó rebate: ‘É evangélica’


Participante do Domingão dá chute inacreditável e se desespera ao perder bolada