Jonathan Faria vive o genial Osório de Quintal da Cultura - Divulgação
Sucesso infantil

Jonathan Faria, da TV Cultura, usa versatilidade artística nos palcos: 'Ator coringa'

Em entrevista à Contigo!, o ator Jonathan Faria comenta sobre trabalhos no programa Quintal da Cultura e revela bastidores da adaptação para o teatro

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 31/08/2024, às 11h30

Jonathan Faria, ator que se consagrou na televisão ao dar vida aos personagens Osório, Quelônio, Minhoquias e Madrasta, do programa Quintal da Cultura, agora conquista os palcos com o musical A Incrível Viagem do Quintal. Em entrevista à Contigo!, ele comenta sobre o uso da versatilidade artística em seus trabalhos e declara: "Ator coringa".

O começo de Jonathan no programa de sucesso da TV Cultura foi um respiro depois de alguns perrengues na carreira do teatro. O artista conta que, quando a oportunidade surgiu, ele estava "brigado" com o teatro e havia começado a dar aulas de arte na busca por um salário fixo.

Inicialmente, ele aceitou participar de um teste para atuar como manipulador de bonecos em outro clássico da emissora, o programa Cocoricó, mas teve uma surpresa no caminho. "Eu nunca havia manipulado bonecos na vida, e até pensei em dizer não, mas mudei de ideia e topei o desafio. Voltei para São Paulo, fiz três dias de teste, workshop, e não passei para o Cocoricó, mas sim para o Quintal da Cultura, um programa novo que estava sendo gestado", conta.

Minhoquias e Quelônio foram os primeiros personagens de Jonathan no programa, ainda como manipulador de bonecos. Com a boa recepção do público, ele foi convidado para atuar: "Prontamente aceitei, claro! Assim nasceu o Osório, a mente brilhante do Quintal", diz.

"Depois, com o amadurecimento do programa, vieram várias fases em que tive a oportunidade de propor novos personagens como a Madrasta. E, a cada novo personagem, tive a oportunidade de experimentar, pesquisar e brincar de novos eus", compartilha o artista.

Os "novos eus", como ele define os personagens, nascem através da junção de seus diversos talentos, como a atuação, dublagem, manipulação de bonecos, ilustração e trabalho como arte-educador. Ser multiartista, segundo Jonathan, pode ser um pouco complicado: "Quero fazer tudo ao mesmo tempo, e isso me causa, às vezes, uma certa ansiedade", mas ele afirma que a versatilidade o permite transitar em trabalhos variados.

"Ora eu estou cantando, ora dublando, ora atuando, ora desenhando. Ou seja, há sempre um novo caminho para onde eu possa seguir", fala. Agora, o artista une sua versatilidade para viver Osório no palco, com o musical A Incrível Viagem do Quintal, inspirado no programa de televisão.

Com um personagem já conhecido, a principal dificuldade destacada pelo intérprete foi soltar o movimento do corpo para ocupar o espaço do tablado, já que, na TV, o espaço é "limitado". "A preparação da peça foi bastante exaustiva, principalmente porque se trata de um espetáculo inteiramente original, com texto, letras e músicas criadas pela Fernanda Maia para contarmos esta história", explica.

"Nós, o elenco, tivemos uma intensa preparação vocal para adequar as vozes dos personagens às canções, e tivemos, também, que condicionar os corpos às coreografias da Zuba Janayna, deixando os gestos mais amplos para ocupar o espaço cênico, já que na televisão tudo é feito com mais economia gestual para caber na telinha. Tudo isso tentando ter fôlego para respirar e cantar", comenta.

Para o artista, a adaptação do programa para os palcos foi um processo natural, visto o impacto da obra no dia a dia das crianças brasileiras e os anos de história: "A gente viveu, com o Quintal, a transição do analógico para o digital e da televisão para a internet. Assim, abraçamos públicos variados, alcançando não só o Brasil como também brasileiros que moram no exterior. Ver e viver o programa ser transformado em teatro me fez compreender que este era um processo natural", revela.

Jonathas comenta que a proximidade proporcionada pelos palcos era algo necessário para o elenco. "Precisávamos desse contato direto e pertinho do nosso público", compartilha. O artista ressalta, ainda, que A Incrível Viagem do Quintal é uma experiência para o público infantil, mas também adulto.

"Vai trazer uma explosão de cores, sons, músicas, culturas, texturas, sotaques. Vai fazer os adultos embarcarem numa viagem com sua criança interior, e vai apresentar novas paisagens visuais e musicais às crianças de todas as idades", diz. "Espero que cada pessoa saia da plateia inundada de cultura, música, dança e teatro. E, 'CARECAS CARECOLETAS, QUE ESTA VIAGEM SEJA INESQUECÍVEL!'", brinca.

TV Cultura Quintal da Cultura Jonathan Faria

Leia também

Ana Maria Braga se atrapalha e pergunta se fã dormiu com Jão


Cariúcha chora ao vivo no SBT ao revelar que foi abusada: “Coletivo”


Marcus Buaiz estreia como apresentador em programa na CNBC Brasil


TV Tupi pode voltar? Há 74 anos nascia a primeira emissora do Brasil


Record cativa público ao resgatar ouro desperdiçado pela Band


Mania de Você é saborosa, mas rápida demais para quem assistia Renascer