Aos 96 anos, a atriz Laura Cardoso ganha homenagem em 'Tributo' na Globo: saiba quando estreia
Gabriela Cunha Publicado em 24/04/2024, às 21h23
A atriz Laura Cardoso será a estrela do próximo episódio do projeto 'Tributo', uma série documental do Original Globoplay, que celebra o legado de grandes artistas. Reconhecida como uma das grandes damas da televisão brasileira, o episódio mergulha na história da artista, mas quando vai estrear?
O aguardado episódio será transmitido nesta sexta-feira, dia 26 de abril, logo após o 'Globo Repórter', e promete revisitar a jornada dessa "operária da arte", como Laura gosta de se autodefinir. Aos seus 96 anos, a atriz mantém uma vitalidade e disposição invejáveis para o trabalho.
"Eu amo representar. Quer me ver bem? Ponha-me no palco, na televisão, no rádio, no circo. Gosto de trabalhar, de representar e dizer o texto. Sou uma operária: se tiver de levantar às 3h, 4h da manhã para gravar, eu vou", declara a veterana com entusiasmo.
Laura Cardoso é uma inspiração para muitos colegas de trabalho, sendo elogiada por sua disciplina em cena e sua capacidade de se despir de qualquer vaidade em prol da arte. Ela se orgulha de jamais ter recusado um papel, independente de sua natureza. "Fosse papel de mulher feia, de mulher bonita, ruim ou boazinha, de mãe, de avó e bisavó. Era eu fazendo o meu trabalho, com o que Deus me deu de talento. E eu acho que ele me deu."
Determinação é uma palavra-chave na carreira de Laurinda de Jesus Cardoso. Nascida em 1927, em São Paulo, no folclórico bairro do Bixiga, ela adotou o nome Laura Cardoso por considerá-lo mais sonoro para o rádio. As novelas transmitidas pelo rádio foram fundamentais para despertar sua vocação. Na década de 1940, ela arriscou tudo ao fugir de casa para fazer um teste em uma rádio e foi aprovada. Assim começava uma carreira brilhante, marcada por triunfos nos mais diversos palcos, apesar dos preconceitos enfrentados em uma época em que os artistas eram marginalizados. Laura logo se destacou na Tupi, a primeira rede de televisão no Brasil, e posteriormente na TV Globo.
No projeto 'Tributo', os espectadores terão a oportunidade de conhecer outras facetas de Laura. Em uma cena cativante, Dira Paes, munida da guloseima favorita da homenageada, o chocolate, visita a amiga em seu sítio em Itu, no interior de São Paulo. Juntas, relembram a parceria cênica no remake de 'Irmãos Coragem' (1995). "Ela não precisa de artifícios, nem de artimanhas. Uma pessoa que não tem vaidade cênica e reúne todos os elementos grandiosos de uma atriz em cena", elogia Dira, que completa: "Eu aprendi a fazer televisão com a Laura Cardoso. E essa referência ficou no meu DNA de atriz".
No episódio especial, acompanhada por seu bisneto Fernando no fusca azul da família, Laura ainda visita lugares significativos em sua trajetória, como a escola onde estudou e a padaria que frequentava com seus pais.
Consagrada como um das lendas da teledramaturgia brasileira, Laura Cardoso completou 93 anos nesta quinta-feira (13) e surgiu em suas redes sociais para agradecer. Ela mostrou sua felicidade por receber milhares de mensagens de carinho e tratou de deixar um grande beijo a todos.
A atriz surgiu sentada em frente a um bolo com uma camiseta floral e os cabelos escovados. "A todas as pessoas que me desejaram felicidade, paz, meu muito obrigada. Um beijo coração de vocês", disse ela, sorridente durante toda a gravação.
Na legenda da publicação, Laura Cardoso ainda tratou de reforçar a mensagem aos seguidores: "Obrigada pelo carinho de todos. Vocês fazem parte da minha vida, da minha trajetória! Um beijo a todos", completou. Saiba mais!
Quando Datena retorna ao comando do Tá na Hora? Saiba mais
Quando estreiam os episódios 9 e 10 do k-drama Quando o Telefone Toca?
Autor dos remakes de Pantanal e Renascer, Bruno Luperi deixa a Globo
Tiago Leifert acerta com SBT, e vai estrear em janeiro na emissora
Novas demissões na Record atingem até braço direito de chefão do jornalismo
Davi Brito ganha prêmio inusitado do Fofocalizando: ‘Enganou um país inteiro’