Adriana Esteves dá vida a Mércia em Mania de Você, trama de João Emanuel Carneiro - Divulgação/TV Globo
NOVA NOVELA DAS NOVE

Mania de Você é saborosa, mas rápida demais para quem assistia Renascer

Mania de Você vira prova de fogo para o horário das nove da Globo ao testar a aceitação de seu formato ágil com público 'afugentado' da faixa

Arthur Pazin Publicado em 17/09/2024, às 20h30

Mania de Você tem tudo que um novelão precisa: histórias que se cruzam, tramoias, vilões, romance, lindas paisagens, rostos familiares ao público etc. A apetitosa nova trama da Globo, entretanto, não tem segurado os números de Renascer, sua antecessora na faixa, uma vez que é rápida demais para manter o mesmo público da saga rural.

A primeira semana do folhetim de João Emanuel Carneiro marcou 22 pontos no ibope, variando entre humildes 19 pontos no sábado, 14, a 24 pontos - seu maior número até então - na terça, 10, segundo capítulo. A realidade é distante dos 26 pontos da primeira semana de Renascer, que ia ao ar agraciada pelos 30 pontos das últimas semanas de Terra e Paixão, novela de Walcyr Carrasco que chegou a alcançar 32 pontos na última semana.

A questão é que Renascer tinha a audiência no mesmo ritmo que seus capítulos: estável. Com público cativo, o remake de Benedito Ruy Barbosa chegou ao fim com a mesma média de 26 pontos que começou. É claro que neste ínterim, a trama enfrentou baixas semanais que a levaram para 24 pontos e altas que a fizeram experimentar 28 pontos e causar uma esperança de beirar os 30, o que não aconteceu entregando um final morno para o público.

Muito se falava nas redes sociais que Renascer era parada demais e segundo o tribunal da internet, o  folhetim de Bruno Luperi não pegou. O desejo de muitos, então, era voltar a ver na chamada faixa nobre uma novela urbana, moderna, que explorasse o cotidiano com atores potentes e tramas ágeis.

Fato ou não, havia de se considerar a sensação de encarar duas novelas rurais seguidas (a fase Pantanal e Terra e Paixão trouxeram grande parte do público deste formato para o sofá no cenário pós-pandemia). Agora, o que há de se considerar é que a virada de estilos ocorreu brusca e rapidamente, resultando como natural, portanto, a perda de público de um folhetim para o outro e a demora para conquistar o público "afugentado" do horário.

PROVA DE FOGO PARA O HORÁRIO

Entre críticas e elogios, Renascer nunca deu menos que 20 pontos - nem de sábado, com exceção da reprise do último capítulo (precisamos entender esta tradição em outro momento). A estabilidade de manter a ambientação de sua novela antecessora no horário pode ter contribuído com isso ou até mesmo quem sabe a nostalgia, já que se tratava de uma adaptação de um dos maiores sucessos da faixa nos anos 1990.

Amada ou odiada nos TTs e vítima de memes, a saga de José Inocêncio (Marcos Palmeira) foi consumida por um público fixo que parecia acompanhar o ritmo que lhe era oferecido. Um horário calmo e encaixado na rotina de quem ali queria estar, com o controle ligado na Globo. Dava até pra perder de vez em quando e ao voltar tudo estava mais do que certo. 

De repente, vem Mania de Você.  Uma novela deliciosa e empolgante, mas que como disse o jornalista Duh Secco, trama que não dá pra ser consumida "retalhada", ou seja, típica de comportamento de streaming, onde você não perde um detalhe do produto. Não à toa, se você abrir o seu Globoplay agora vai encontrar a atração protagonizada por Ágatha Moreira e Gabz com destaque entre os produtos da plataforma. 

Claro que a novela só está começando e já mostrou que há de sobra elementos para engajarem e atrair um outro público que virou as costas para Renascer, voltando, então, a números maiores (característica de Walcyr Carrasco, por exemplo, quando resolve alavancar os números diante de situações que ele herda). Eis então uma prova de fogo a ser encarada pela equipe responsável pelo novo folhetim.

Independente do sabor que está no ar as 21h ou não o que não dá para esperar, de forma mágica, é que quem está sem Renascer faça questão de assistir fiel e rigosaramente a nova novela dirigida por Carlos Araújo. Resta esperar e atentar-se aos acertos e sensações que Mania de Você pode voltar a provocar, provando que um novelão contemporâneo ainda cabe nesta faixa. Afinal, acredita-se que o efeito de Um Lugar ao Sol de "novela com cara de streaming" já mostrou que o tempero é não passar do ponto. 

Além do que vale lembrar que quem estava sintonizado por ali antes pode até querer seguir, mas naquela vibe: "Nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você". 

Elenco da nova novela das 9, Mania de Você - Divulgação/TV Globo

 

Novela Globo Renascer Mania de Você

Leia também

Ana Maria Braga se atrapalha e pergunta se fã dormiu com Jão


Cariúcha chora ao vivo no SBT ao revelar que foi abusada: “Coletivo”


Marcus Buaiz estreia como apresentador em programa na CNBC Brasil


TV Tupi pode voltar? Há 74 anos nascia a primeira emissora do Brasil


Record cativa público ao resgatar ouro desperdiçado pela Band


Agente artístico aponta motivo para falta de ibope em Mania de Você: 'Não é possível'