Manoel Soares quebra o protocolo e faz agradecimento para Lula: "Importante" - Reprodução/ Instagram
DESABAFO

Manoel Soares quebra o protocolo no 'Encontro' e faz agradecimento para Lula: "Importante"

Manoel Soares quebra o protocolo ao vivo durante o programa; decisão repercutiu nas redes sociais

Redação Contigo! Publicado em 12/01/2023, às 12h00

O apresentador Manoel Soares surpreendeu o público do Encontro ao fazer um desabafo ao vivo sobre o combate ao racismo no Brasil nesta quinta-feira (12). Ele fez até elogios para o presidente Lula.

Tudo começou quando o programa repercutiu a decisão do presidente que sancionou um projeto de lei que faz a equivalência entre o crime de "injúria racial" e o de "racismo".

Além de aumentar as penas, a nova lei tipifica os crimes e facilita a aplicação de penas mais rigorosas.

“Por falar em práticas racistas, eu quero destacar algo que nos deixou muito felizes. Agora, tem uma lei que vai ser colocada em prática, é uma notícia de ontem a noite, uma lei que está sendo esperada há mais de oito anos, que é a lei que equipara o crime de injúria racial ao crime de racismo, que por sinal é inafiançável e imprescritível”, disse ele.

Ele seguiu explicando que as mudanças na legislação serão fundamentais. “Essa lei foi sancionada ontem pelo presidente Lula e, com essa nova lei, a punição para injúria racial passa a ser de dois a cinco anos de prisão. Isso é tão importante, pois antigamente, se uma pessoa virasse e te chamasse de ‘macaco’, isso não era caracterizado racismo, por incrível que pareça. Isso era apenas injúria racial, o que daria de seis meses a um ano de prisão, se a pessoa fosse condenada”.

Esperançoso com o futuro, Manoel Soares abriu o coração. “Hoje, essa prática é tipificada como racismo e está enquadrada dentro da lei de número 7716, ou seja, nós tivemos um grande avanço. Parabéns a todos que lutaram, parabéns a todo o movimento negro, que há mais de 20 anos tá pleiteando isso… Tomara que essa lei agora funcione e sem cestas básicas”, pediu. 

CANCELOU A AGENDA

Após alguns dias internado em um hospital nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar. Dessa forma, ele voltou ao condomínio de luxo que está hospedado na Flórida e falou sobre seu retorno para o Brasil. 

Em entrevista à CNN, ele declarou que pretende voltar para o país antes do prazo planejado. Vale lembrar que ele está por lá desde dezembro, pois viajou um pouco antes do fim de seu mandato presidencial. 

Encontro Lula Manoel Soares

Leia também

Anja Bittencourt deixou recado apaixonado para o marido: 'Sempre do meu lado'


Ex-galã da Globo descarta retorno à televisão: 'Bom enquanto durou'


Ana Maria Braga surpreende público ao revelar saída do Mais Você: ‘Fora’


Record cativa público ao resgatar ouro desperdiçado pela Band


Humberto Morais comenta aprendizado com Cláudia Abreu: 'Nome se sustenta com trabalho'


Ana Maria Braga faz Tati Machado chupar picolé de tilápia e leva invertida: ‘Come também’