SBT demite comentarista político que espalhou fake news e teceu críticas pessoais ao vivo; veja
Redação Contigo! Publicado em 13/01/2023, às 14h23
O SBT decidiu demitir um jornalista que defendeu fielmente o grupo de bolsonaristas que praticou terrorismo na sede dos três poderes, em Brasília, no último domingo (8). Trata-se do comentarista político Cláudio Prisco Paraíso, que atuava na Rede SCC, afiliada da emissora em Santa Catarina.
Tudo começou quando o comunicador decidiu falar sobre os boatos de maus-tratos aos golpistas que estão em um ginásio da Polícia Federal em Brasília. Sem provas, o jornalista afirmou que o grupo está em condição precária, com direitos humanos violados e ainda dizendo que há crianças e grávidas no local.
Vale dizer que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já desmentiu a fake news de que o grupo de opositores está sofrendo maus-tratos. Um relatório feito pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), inclusive, não identificou nenhum sinal de abuso contra os detidos.
“Esses são os terroristas, segundo o governo, Polícia Federal e tantos outros. Mil e duzentos, que estavam acampados diante do Quartel-General do Exército em Brasília, que foram presos, e que só hoje, depois de mais de 24 horas, sem banheiro, no calor, comida e bebida só receberam depois de 12 horas”, começou Cláudio Prisco Paraíso.
O Ministério Público também garantiu que todos receberam quatro refeições por dia, atendimento jurídico, médico e religioso, além de ainda terem acesso aos seus pertences pessoais, como celular.
Ainda sem apresentar fontes, o jornalista seguiu: “Várias pessoas passaram mal… Só hoje, que metade deles, mulheres, crianças, grávidas, idosos e doentes foram liberados… Esses são os terroristas, rezando durante a prisão, onde os Direitos Humanos não foram respeitados… Quem está em presídio foi muito mais bem tratado e respeitado do que eles”.
Além de denunciar sem provas, Cláudio Prisco Paraíso ainda disparou xingamentos contra o ministro Alexandre de Moraes: "Calhordice, canalhice, calhordice, canalhice e cretinice… É assim que se pode definir o comportamento deste tirano".
Diante desse cenário, a Rede SCC decidiu colocar um ponto final no contrato do jornalista com a emissora. Em uma nota divulgada pela empresa ao site NaTelinha, eles informaram que os comentários tecidos ao vivo não refletem a opinião do SBT.
“Como é dever da imprensa, sempre prezamos por ter em nossos quadros de comentaristas profissionais das mais variadas opiniões e posições políticas. Seguindo essa premissa, o SCC esclarece que os comentários do jornalista em questão são de responsabilidade pessoal do mesmo, não nos isenta da obrigação de garantir que os limites legais da liberdade de imprensa e opinião sejam rigorosamente respeitados por todos os nossos colaboradores”, informa a nota.
A Rede SCC também desmentiu os "fatos" apresentados pelo jornalista, informando que a responsabilidade da empresa é desmentir fake news.
“Destacamos ainda que o Grupo SCC está comprometido com o combate às notícias falsas e preza que todas as informações divulgadas através dos nossos veículos sejam devidamente confirmadas, confrontando fatos e versões. Por isso, reiteramos que toda e qualquer notícia ou comentário que tenha imprecisões ou mereça um contraponto será devidamente retificada ou corrigida, como já é de praxe no SCC e é dever dos veículos de imprensa profissionais".
E finalizaram: “Nos cabe ainda reforçar que desde a nossa fundação, há mais de 80 anos, sempre nos pautamos pelos valores democráticos, respeitando as instituições como um todo: judiciário, executivo, legislativo e demais poderes da república, estados e municípios, mas acima de tudo, o nosso público, para quem produzimos o nosso conteúdo. Para finalizar, informamos que nosso propósito é fazer comunicação com paixão e por missão de vida, informando com credibilidade e contribuindo para uma sociedade melhor”.
O apresentador Dudu Camargo sumiu do ar nos últimos no SBT. Quem sintonizou o Primeiro Impacto nas manhãs da emissora notou que ele não apareceu na apresentação do jornalístico.
A situação intrigou os fãs porque recentemente ele fez uma piada pesada envolvendo a apresentadora Maisa Silva. Nas redes sociais, alguns acreditaram que ele poderia ter sofrido um afastamento forçado da emissora.
Murilo Sampaio aponta falta de protagonismo preto na TV: 'Podemos mais'
Tiago Barnabé revela desafios enfrentados no Domingo Legal: 'Preciso me policiar'
Participante do Domingão alcança fortuna e espanta com desabafo: entenda
Mr. Plankton, nova minissérie de k-drama, estreia na Netflix; conheça
Mulher da plateia do Encontro choca Patrícia Poeta ao revelar que era abusada pelo marido: ‘Doze anos’
Belo é confirmado na 3ª temporada de Arcanjo Renegado