Dermatologista alerta sobre o uso excessivo de produtos durante o sono; ‘morning shed’ é o nome da trend de skincare - Reprodução/TheraSkin®
Beleza

Morning shed: entenda os riscos da nova trend de skincare noturna

Dermatologista alerta sobre o uso excessivo de produtos durante o sono; morning shed é o nome da trend de skincare

Isabela Bisordi Publicado em 20/12/2024, às 20h00

“Quanto mais feia você dorme, mais bonita você acorda". Esse é o lema da nova tendência viral das redes sociais, chamada morning shed. A prática envolve uma rotina noturna de cuidados com pele e cabelos que está longe de ser minimalista. O termo pode ser traduzido como “manhã” (morning) e “livrar-se” ou “despir-se” (shed), já que as adeptas do movimento se filmam pela manhã, retirando todos os acessórios e produtos aplicados antes de dormir.

Essa rotina, no entanto, vai além do simples cuidado noturno. Ela envolve o uso de máscaras faciais, adesivos para os lábios e nariz, fitas antirrugas, bandagens para o queixo, rolos de cabelo e toucas de seda, tudo com o objetivo de economizar tempo ao acordar. Apesar de parecer uma solução prática, essa “noite de beleza” pode se transformar em um pesadelo para a saúde da pele.

Quais são os riscos dessa tendência?

Dra. Paula Colpas, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora da TheraSkin®, alerta sobre os riscos de se manter produtos na pele por longos períodos. “O contato prolongado com os ativos das máscaras faciais pode causar irritações e ressecamento, deixando a pele mais sensível. Além disso, adesivos usados na boca podem dificultar a respiração durante o sono e causar irritações nos lábios”.

Ela também ressalta os perigos de misturar muitos produtos com diferentes ativos. “Essa combinação pode ser prejudicial, já que alguns ingredientes podem se tornar excessivamente concentrados ou perderem a eficácia ao se diluírem uns nos outros”.

Por fim, Dra. Paula reforça a importância da moderação. “O uso exagerado desses produtos, sem orientação de um dermatologista, pode ser extremamente prejudicial para a pele. Uma rotina eficaz de skincare noturna não requer muitos produtos. O ideal é sempre consultar um dermatologista para identificar os produtos adequados ao seu tipo de pele e aprender como usá-los corretamente”.

Cuidados recomendados

Para uma rotina noturna eficaz e segura, o sérum antirrugas multifuncional Euryale®️C é adequado para todos os tipos de pele. Sua exclusiva tecnologia com vitamina C pura ajuda a reduzir linhas de expressão e rugas finas, além de combater os radicais livres, promovendo hidratação, elasticidade, luminosidade e firmeza.

Reprodução/TheraSkin®

 

Se a pele já estiver sensibilizada pelo uso excessivo de ativos, o multirreparador Amilia® Repair é ideal para acalmar, hidratar e restaurar a pele. Com uma combinação de Niacinamida e Bisabolol, essa loção prebiótica reduz vermelhidão, irritação e sensação de calor, proporcionando alívio imediato.

Reprodução/TheraSkin®

 

Para manter a pele profundamente hidratada, o Klaviê Clinical® é a opção ideal. Ele restaura a barreira cutânea com ação prolongada, hidratando por até 24 horas. Com os complexos SymRepair® e SymCalmin® em sua fórmula, o creme também alivia coceiras e irritações, promovendo uma pele macia, luminosa e protegida contra o ressecamento.

Reprodução/TheraSkin®

 


*Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. 

Beleza cuidados com a pele theraskin

Leia também

Verão: dermatologista indica três passos para manter a saúde da pele durante a estação


Conheça 'Make Your True Hero', o novo game para fãs de mitologia


Queda de cabelo x estresse: Entenda as causas e como lidar com o problema


Natal: confira sugestões da TheraSkin® para presentear na data especial


Confira dicas incríveis para criar um look estiloso e funcional para os treinos


Momento nostalgia: 5 itens incríveis para relembrar a infância