Prova de resistência no BBB teve Eva como vencedora, mas pode ser extremamente prejudicial aos participantes; veja análise do psicólogo Alexander Bez
O Big Brother Brasil 25 teve mais uma prova de resistência nesta quinta-feira (13) para definir o Líder da semana. Após 12 horas em pé, sem água, sem comida, sem dormir e sem ir ao banheiro, Eva saiu vitoriosa ao enfrentar Thamiris nos últimos momentos da competição. Provas como essa sempre foram o carro chefe do BBB, porém, para o psicólogo e escritor Alexander Bez, não há mais condição de se fazer testes como esse
"A palavra que define hoje é: ultrapassando os limites", disse ele em entrevista à CONTIGO!. "Antes de tudo, é importante entender que um reality show não é uma brincadeira. Muitas pessoas simplesmente não têm condições de participar, seja física ou psicologicamente".
Bez explica que provas de resistência afetam não só a saúde física, mas também a mental:"Quando falamos em limitações físicas, podemos nos referir tanto a questões estruturais do corpo — como problemas ósseos ou esqueléticos — quanto a questões internas, como órgãos comprometidos ou deficiências. Já do ponto de vista psicológico, a pressão envolvida nesses programas é imensa. Não podemos esquecer que os reality shows são estrategicamente moldados para criar uma pressão contínua".
Segundo ele, as consequências emocionais são tão grandes que os brothers passam a desenvolver problemas físicos: "Essa pressão provoca um estresse natural, que por sua vez desencadeia processos fisiológicos no organismo. Sempre que falamos em fisiologia, estamos nos referindo a reações internas do corpo. E o estresse é um dos principais gatilhos para problemas fisiológicos que podem surgir durante esse tipo de competição".
"Imagine que você já está em uma situação de estresse e, em seguida, é colocado sob um novo nível de estresse. É estresse sobre estresse, o que resulta em um impacto profundo no organismo. O estresse sempre vem do meio externo para o interno, ou seja, ele é um fator exógeno que pode levar ao desenvolvimento de transtornos como depressão e ansiedade".
Bez ainda disse que um programa como o BBB pode ser extremamente nocivo a pessoas que já possuem transtornos de ordem psiquiátrica: "O ambiente extremo de um reality pode acelerar esse processo. Por isso, falamos de transtornos de ansiedade e depressão na categoria exógena — são eventos externos que desencadeiam esses quadros. Isso é perigoso porque pode causar picos de pressão arterial, taquicardia e até mesmo complicações mais graves em pessoas que já tenham problemas de saúde".
"As provas de resistência impactam fortemente o psicológico, mas muitas pessoas não entendem que a psicologia não se limita à mente. Ela também afeta o corpo. O emocional não age de forma isolada—ele tem reflexos físicos diretos", pontuou. "Ou seja, quando ultrapassamos os limites do corpo, estamos lidando com um problema físico, não apenas emocional".
O psicólogo ainda lista sintomas físicos que decorrem do estresse: "O impacto emocional se reflete no físico através de sintomas como falta de ar (dispneia), taquicardia (batimentos acelerados) e alterações na pressão arterial. Ansiedade, em níveis elevados, pode levar a complicações sérias e até à morte. O estresse mata, pois é um fator externo que gera uma sobrecarga contínua no organismo".
Bez também pontua que é necessário que o programa cheque a disposição de cada participante antes de dar início a prova: "Outro ponto importante: antes de entrar em uma prova de resistência, é fundamental avaliar a saúde física e mental. Afinal, dentro de um reality, os participantes já vivem sob estresse constante, e a competição só adiciona mais pressão".
"O estresse afeta tudo, e não podemos tratá-lo como um problema exclusivamente emocional. A psicologia evoluiu muito, mas ainda não é reconhecida como uma especialidade médica. No entanto, cada vez mais estudos mostram que muitas doenças têm origem no emocional", reforçou. "Se uma pessoa já tem predisposição a problemas fisiológicos, o estresse pode ser o gatilho que desencadeia uma doença mais grave. Isso ocorre porque, sob pressão constante, o organismo perde suas defesas emocionais, tornando-se mais vulnerável a doenças físicas".
Leia mais: BBB25: Sister vence Prova do Líder após resistir a mais de 12 horas na competição