Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / EXCLUSIVO

Mãe na pandemia: Camilla Camargo revela rotina alterada pelo coronavírus: ''Momento de cuidar''

Atriz conta como tem criado o pequeno Joaquim que acaba de completar 9 meses

Redação Contigo! Publicado em 24/04/2020, às 16h40 - Atualizado em 01/05/2020, às 22h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camilla Camargo revela rotina alterada pelo coronavírus: ''Momento de cuidar'' - R+R
Camilla Camargo revela rotina alterada pelo coronavírus: ''Momento de cuidar'' - R+R

Quando se tornou mãe, a atriz Camilla Camargo não imaginava o que a aguardava. Além de todos os desafios e transformações que a maternidade traz por si só, ela ainda teve que lidar com um momento que nenhum de nós estava preparado: uma pandemia.

Hoje com 9 meses, o pequeno Joaquim, fruto do casamento com Leonardo Lessa, está ganhando ainda mais cuidados e carinhos da mamãe. À distância e em isolamento social, os avós Zilu Camargo e Zezé di Camargo matam a saudade por videochamada. "É tempo de cuidar", diz ela que conversou com CONTIGO! por e-mail no intervalo de sua rotina como mãe.

Na conversa ela detalha o que mudou no seu dia a dia e reflete sobre as transformações causadas pela pandemia. Segundo ela, nada será como antes quando superarmos este momento transformador.

O Joaquim já está com oito meses. Eu acredito que neste período sua vida mudou radicalmente. Como você define esse processo? Se você tivesse que comparar a Camilla de antes com a Camilla de agora, como seria?

Joaquim completa 9 meses agora dia 23, esse processo tem sido o mais intenso que já vivi. Aprendo todo dia com meu filho e vivo de forma profunda tudo que a maternidade oferece, desde as noites mal dormidas até um novo jeito em lidar com as coisas, com todo amor possível. A Camilla de hoje é mais madura, mais intensa, mais sentimental também (risos), que olha mais pro lado, que busca mais um futuro respeitoso e que descobriu o maior amor do mundo.

Como é um dia normal na sua vida? Você já acostumou com a vida corrida de uma mamãe?

A rotina se resume em acordar (se é que podemos chamar de acordar) dar de mamar, trocar fralda, estimular ele seja lendo um livro ou brincando, aí ele como uma fruta, brinca mais, aí mama mais, tira soneca, quando acorda, troca fralda, almoça, mais estímulos, com ele engatinhando pela casa toda, come uma fruta mais tarde, quando está um dia bom passeamos, (isso antes da pandemia) na volta mama, cochila, aí acorda, janta, brinca um pouco, toma banho, mama e dorme. Normalmente é mais ou menos assim.  Já me acostumei com a correria dele, mas agora de quarentena tudo ficou mais corrido, pois além dele, tenho que aproveitar os momentos que dá pra cuidar da casa.

Agora o mundo enfrenta a pandemia do Coronavíus e todo mundo está se protegendo como pode. Que cuidados você tem tomado?

Estou lavando sempre as minhas mãos e do Joaquim  com água e sabão, entre os dedos, agora mais do que nunca, evitando levar as mãos em olhos, nariz e boca, saindo estritamente quando é necessário, passando álcool 70 em superfícies que possam estar contaminadas. Fora isso é um momento de cuidar do meu pequeno e da casa, passo o dia me dividindo entre o Joaquim e a casa.  

E a família? O Joaquim tem encontrado os avós? Eles estão isolados e se protegendo?

Estão todos isolados e se protegendo sim. Temos nos encontrado só virtualmente. Faço vídeo-chamada com eles para matar um pouco a saudade.

Como você vê o futuro após a pandemia? Acredita que este período vai trazer alguma reflexão?

Acho que não tem como sairmos iguais depois de tudo que estamos vivendo. A gente olha e vê que o simples, como um abraço, um café com amigos, tem que ser mais valorizado. A natureza tudo rege, e ela mostrou sua força. Que a gente possa respeitá-la mais no futuro, cuidando mais uns dos outros e do meio ambiente em que vivemos. Somos todos iguais, precisamos nos amar e respeitar mais, num mundo com mais empatia.