Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / EXPLICAÇÃO

Após relato de vício de Fernando Scherer, o Xuxa, médico faz alerta sobre riscos

Médico faz alerta sobre riscos após relato de vício de Fernando Scherer, mais conhecido como Xuxa; o atleta foi diagnosticado com depressão; confira

Alessandra Oliveira
por Alessandra Oliveira

Publicado em 11/06/2025, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após relato de vício de Fernando Scherer, o Xuxa, médico faz alerta sobre riscos - Reprodução
Após relato de vício de Fernando Scherer, o Xuxa, médico faz alerta sobre riscos - Reprodução

Recentemente, o ex-nadador Fernando Scherer, mais conhecido por ser o Xuxa, fez um grande desabafo sobre as batalhas enfrentadas em sua vida. Durante entrevista, o atleta confessou ter sido viciado em álcool e lidado com a depressão. 

Após relato, a CARAS Brasil conversou com o médico Dr. José Fernandes Vilas, que explicou os principais riscos e desafios durante esse processo de recuperação. Confira!

Qual a relação entre álcool e depressão?

Segundo o especialista, a ligação entre os dois problemas é recíproca, ou seja, atuam de maneira conjunta. "Muitas pessoas com depressão recorrem ao álcool como uma tentativa de anestesiar a dor emocional, o que chamamos de 'automedicação'. No entanto, o álcool é um depressor do sistema nervoso central e, com o tempo, tende a agravar o quadro depressivo. Além disso, ele interfere nos neurotransmissores envolvidos no humor, como serotonina e dopamina, aprofundando o ciclo de sofrimento", inicia. 

"Trata-se de uma tentativa de afastamento da dor psíquica, do vazio, da culpa ou de traumas não elaborados".O prazer momentâneo oferecido pela substância se transforma, aos poucos, em aprisionamento. A frase de Fernando é um retrato sincero daquilo que vemos diariamente em consultório: o vício como uma fuga, não necessariamente pelo prazer em si, mas pelo alívio da dor", explica José após fala do atleta referente a sua fuga da realidade. 

Pressão externa influencia no abuso de substâncias?

Para o médico, sim. "A cobrança, o medo de fracassar e o esgotamento físico e emocional podem gerar um sofrimento silencioso. Como não há espaço social para a vulnerabilidade no esporte de alto rendimento, o álcool pode surgir como válvula de escape. Estudos mostram que transtornos mentais em atletas são subdiagnosticados, o que favorece o uso abusivo de substâncias como forma de lidar com essa sobrecarga emocional".

O que mais o médico alertou?

Por fim, Dr. José Fernandes Vilas relata que a depressão pode impactar em diversas áreas da vida, incluindo aspectos pessoais e profissionais, como no caso do ex-nadador. "A depressão não afeta apenas o humor — ela compromete energia, clareza mental, motivação, produtividade e até mesmo a capacidade de se relacionar com outras pessoas. Na vida profissional, ela pode levar à perda de desempenho, isolamento, afastamentos recorrentes ou até à desistência de projetos importantes. Já na esfera pessoal, o sofrimento se traduz em apatia, distanciamento afetivo, dificuldades no sono e perda de sentido. A depressão é uma doença que corrói por dentro, silenciosamente, e precisa ser tratada com seriedade, empatia e ciência", finaliza. 

Leia também: Ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, desabafa sobre vício e depressão: 'Me perdendo'