Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / POLÊMICA

Autora de denúncia contra Claudia Leitte se pronuncia e vídeo polêmico da cantora viraliza

Após Claudia Leitte mudar a letra de Caranguejo, autora da denúncia a chama de ignorante. Vídeo viral mostra outras polêmicas da loira com o Candomblé

Murilo Rocha, sob a supervisão de Arthur Pazin
por Murilo Rocha, sob a supervisão de Arthur Pazin
[email protected]

Publicado em 11/02/2025, às 14h04 - Atualizado às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Claudia Leitte e a polêmica com o Candomblé segue firme; autora de denúncia a categoriza como "ignorante" - Reprodução/Instagram
Claudia Leitte e a polêmica com o Candomblé segue firme; autora de denúncia a categoriza como "ignorante" - Reprodução/Instagram

A polêmica com a mudança de letra de Caranguejo que Claudia Leitte realizou nos últimos tempos segue rendendo na Justiça. A Iyalorixá Jaciara Ribeiro apontou os motivos que levaram a sua denúncia no Ministério Público da Bahia. Após uma audiência, a loira agora se vê em mais um furacão de polêmicas por conta de um inquérito instaurado para investigar uma possível discriminação por substituir o nome do orixá Iemanjá por Yeshua na música e um vídeo polêmico que ganhou as redes sociais.

Em entrevista ao Splash Uol, Jaciara afirmou sobre a postura de Leitte na troca de termos por ser evangélica: “Foi de uma ignorância muito grande. É uma falta de afeto com a humanidade. Essas pessoas estão com algum problema espiritual, ou realmente não sabem o que é ser um humano”.

Em outro trecho,Ribeiro diz que sente muito pelas ações de Cláudia, destacando que ela reafirma sua crença apagando a dos outros: “Eu diria para Claudia Leitte que sinto muito pela forma equivocada como ela está lidando com a fé dela, porque ninguém pode reafirmar a sua fé apagando a dos outros.”

A cantora não se manifestou sobre o assunto. Em 27 de janeiro, o Ministério Público da Bahia realizou uma audiência pública para debater sobre a denúncia contra a loira. A promotora do caso, Lívia Sant'Anna Vaz, comunicou ao veículo que, no momento, a apuração é de responsabilidade civil: “Existem duas possíveis medidas principais: a proibição da repetição do ato e a reparação do dano moral coletivo. Ainda não é discutida responsabilidade penal”.

Troca de letras

Não é novidade para quem acompanha as polêmicas de Leitte que as menções ao Candomblé são retiradas com frequência. Viralizou no TikTok um compilado de vezes que a loira retirou menções a religião em outras músicas.

Por exemplo, em Noite dos Jangadeiros, de Jorge Vercillo, o trecho que cita a orixá foi trocado: “Você era meu pedido para a festa de Iemanjá" virou "Você era meu pedido na noite de Yeshua" na versão dela. Em outro momento, a canção Raiz de Todo Bem, de Saulo, menciona a religião de matriz africana, mas é trocada por "fé”: “o canto Candomblé” se tornou “o canto traz a fé” na voz da loira.

Desta vez, até os compositores de Caranguejo, originalmente do Babado Novo, se manifestaram. Durval Luz e Nino Balla foram ouvidos no MP- BA, eles disseram que não autorizaram a troca das letras. Os outros dois compositores, Luciano Pinto e Alan Moraes, afirmaram que consentiram com a mudança. Até o momento, Claudia Leitte não se pronunciou sobre a audiência realizada.

@suamidia6 Esta na hora de mostrar algumas verdades sobre isso #claudialeitte#claudinha#claudialeite#claudinhabagunceira#axe#candomble#intolerancia#religiosa#bahia#negaloracommuitoorgulhooooo#negalora#milk#polemica#sentalaclaudia♬ som original - SuaMidia