Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / EM LIVE

Encontro entre Teresa Cristina e Gilberto Gil mostra que beleza ainda resiste

Em dia de notícias tristes, emoção da sambista diante do ídolo mostrou que não se pode desistir

Gustavo Assumpção Publicado em 05/06/2020, às 11h19 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A emoção de Teresa Cristina diante de Gilberto Gil - Reprodução
A emoção de Teresa Cristina diante de Gilberto Gil - Reprodução

No samba inesquecível que compôs para a Mangueira, o portelense Paulinho da Viola fala no espanto de um sambista ao observar o mar verde e rosa. "Não sei se toda beleza de que lhes falo sai tão somente do meu coração", diz ele em um dos versos de Sei Lá Mangueira.

Talvez este mesmo sentimento explique a emoção que a cantora Teresa Cristina causou nesta quinta-feira, 4. Em uma transmissão ao vivo de três horas, a sambista, portelense como Paulinho, prestou uma homenagem emocionante para o grande ícone Gilberto Gil.

Ela conversou sobre os grandes álbuns da trajetória do compositor. Cantou trechos de canções que fazem parte de Refazenda, Refavela Realce. Este último, rendeu uma conversa com Bela Gil em que ela contou muito do que sente ao ouvir a obra do pai. Com Preta Gil, a sambista relembrou a potência de Drão, canção que sempre ocupou espaço no imaginário da filha de Gil. Por anos, a música lhe causou profunda tristeza e era evitada. Hoje, em paz, ela reconhece a potência dos versos sobre um amor que resiste ao destino.

Só que o momento mais emocionante aconteceu quando o próprio Gil entrou na transmissão ao vivo. De surpresa, ele puxou o violão e cantou Viramundo, canção que diz muito sobre a obra repleta de referências, ao existir lento, calmo e repleto de afetos que aparece salpicado na obra de Gil. 

"Seu Gilberto, eu não sei. Eu cantei o se álbum sem saber suas músicas. Eu falei do Realce, das suas canções, cantei do meu jeito, do jeito que estava no meu coração. A gente passou um dia muito triste, só Gilberto Gil pode apagar um dia triste como esse", disse ela muito emocionada.

Gil disse que ficou sabendo da homenagem mais cedo e, incentivado por Preta, decidiu retribuiu o carinho. "Poxa vida, que bom. Eu ouvi você falando no rádio que ia cantar o Realce hoje. Aí agora cheguei aqui, a Flora disse assim: ela tá aí", disse ele com sua habitual generosidade.

Ainda muito emocionada, Teresa Cristina encerrou a transmissão e prometeu uma nova homenagem ao cantor. "Gente, na boa, eu não tenho condição. Não tenho. Não esperava isso, juro por Deus. Não esperava, não conhece o Gil, não tenho intimidade nenhuma. Eu encontro e falo oi, no máximo. Eu não consigo. Eu vou encerrar, agradecer a todo mundo que passou aqui, foi uma noite maravilhosa", disse ela.

Nas redes sociais, famosos ficaram comovidos com o momento. "Uma das coisas mais lindas que vi nessa quarentena foi esse encontro. Me emocionei com você! Parabéns por exaltar a música, e hoje, um dos principais arquitetos da nossa música! Obrigado por esse momento! Que lindo!", disse o cantor Thiaguinho. E ele não foi o único. 

Teresa Cristina tem realizado lives diárias durante o período de isolamento social com homenagens à cultura brasileira, àquilo e aqueles que mostram o que temos de melhor. Todos os dias, enquanto descobrimos os novos números de uma pandemia que promove uma crise sanitária e social, a cantora tem criado um espaço de afeto e beleza. Por que ela, a beleza, ainda resiste. E precisa resistir.