Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DIAGNÓSTICO

Fabiana Karla recebe diagnóstico de transtorno e revela: 'Sofri a vida inteira'

Atriz Fabiana Karla recebe diagnóstico de transtorno e compartilha momentos da descoberta durante entrevista; confira detalhes

Alessandra Oliveira
por Alessandra Oliveira

Publicado em 27/05/2025, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fabiana Karla recebe diagnóstico de transtorno - Reprodução/Redes sociais
Fabiana Karla recebe diagnóstico de transtorno - Reprodução/Redes sociais

A atriz Fabiana Karla, conhecida por sua presença em programas de humor, fez uma descoberta surpreendente sobre si mesma. A artista revelou que foi diagnosticada com TDH, ou seja, Transtorno de Déficit de Atenção, porém, também era superdotada. Confira!

Qual o diagnóstico de Fabiana Karla?

Durante entrevista ao Gshow, Fabiana disse que sempre foi uma pessoa muito inquieta e acelerada, foi diagnosticada com TDH, mas sabia que tinha algo além disso. Depois de uma bateria de exames, a atriz descobriu que era superdotada, ou seja, possui inteligência acima do normal. 

Tudo isso aconteceu em 2023, quando a atriz decidiu realizar uma busca mais aprofundada sobre a situação e seus "problemas", após uma conversa nos bastidores de uma peça com Odilon Wagner. O ator havia participado do programa Sem Censura ao lado de um especialista em superdotação e questionou o diagnóstico de Fabi.

Para o ator, Fabiana não tinha TDAH, e sim superdotação. Foi ele quem incentivou a atriz a buscar mais informações sobre o assunto. Mesmo com o conselho do amigo, a atriz resolveu voltar no tempo e recordar de sua vida e de momentos específicos que comprovariam sua superdotação, como quando pulou o primário e chegou ao ensino fundamental já sabendo ler e escrever.

Mesmo com esse talento, Fabiana não se considera uma gênio. Após anos convivendo com a angústia e a constante sensação de urgência, ela finalmente entendeu o que tem.“Sofri a vida inteira com gente que não soube ampliar meus horizontes com essa minha alta habilidade”, disse

“É muito difícil falar sobre isso, porque muita gente não está preparada para esse depoimento. Vão achar que estou me sentindo um gênio e não é isso. Estou usando minha voz para falar que o Brasil precisa olhar para os alunos que necessitam de apoio e projetos que possam auxiliá-los. Sentir-se inadequado, acarreta muito sofrimento”, finaliza a atriz.

Leia também: Qual é a doença de Wesley Safadão? Médico explica diagnóstico: 'Não tem cura'