Com 91 anos, o ator Francisco Cuoco desabafa sobre saúde e revela detalhes de sua rotina atual; confira
O ator Francisco Cuoco vive hoje um momento delicado de saúde. Aos 91 anos, o artista revelou que está com 130 kg e enfrenta sérias dificuldades de locomoção, além de lidar com infecção nos rins e ansiedade.
"Tenho alguns problemas de saúde, de locomoção. Mas... É suportável", declarou o veterano em entrevista à Folha de S.Paulo, que visitou o artista em seu apartamento na zona sul de São Paulo. Ele vive com a irmã, de 86 anos, e conta com o apoio de cuidadores para real. Com 91 anos, Francisco Cuoco desabafa sobre saúde e revela detalhes de sua rotina atualizar tarefas simples do dia a dia, como se levantar ou tomar banho.
Segundo a reportagem, Francisco Cuoco não consegue mais ficar em pé sozinho e usa sonda no nariz. Além disso, apresenta inchaço nas pernas e pés roxos, o que acende um alerta sobre seu estado físico atual. Ainda assim, o ator mantém o bom humor e mostra lucidez ao relembrar momentos marcantes de sua carreira.
"Lembro direitinho. É chocante, foram muitos encontros, muitos achados na teledramaturgia. Foi muito bom. Eu não sei o que seria da arte sem esses momentos preciosos. (...) Eu era especial. Tenho fotografia da época, e vejo que era um 'galãzura' mesmo", brincou.
Mesmo com as limitações, Francisco Cuoco participou, em julho do ano passado, de uma gravação para o programa Tributo, da TV Globo. O episódio especial sobre sua trajetória deve ir ao ar nas próximas semanas.
Longe das novelas desde sua participação em Salve-se Quem Puder (2020), o ator também esteve em outras produções recentes da emissora, como Segundo Sol (2018), Pega Pega (2018) e Sol Nascente (2016).
Apesar do afastamento das telas, Cuoco acompanha algumas programações: "Assisto ao jornal, a alguma reportagem mais interessante. Mas perdi o interesse em novelas. Vejo filmes. Mas não sempre, porque eles são muito longos", comentou.
Ao refletir sobre seu legado, o ator se mostrou em paz com sua jornada artística. "Sei que não foi à toa. Foi baseado em empenho, em entrega, em busca de igualdade. Passaram-se anos e experiências foram acumuladas. Eu perdia tempo, mas depois obtinha resultado. Foi bom. Agora quero tocar o barco. O próximo resultado está à frente", concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Lázaro Ramos relembra cena de 'Cobras e Lagartos' com Francisco Cuoco: ''Foguinho era tendência!''