Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / CIRURGIA

Giovanna Lancellotti revela que sofreu pressão para fazer cirurgia aos 19 anos

Atriz Giovanna Lancellotti revela que sofreu pressão para fazer cirurgia no auge da carreira; médica explica os riscos dessa decisão

Alessandra Oliveira
por Alessandra Oliveira

Publicado em 15/06/2025, às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giovanna Lancellotti diz que sofreu pressão para fazer cirurgia aos 19 anos - Reprodução/Instagram
Giovanna Lancellotti diz que sofreu pressão para fazer cirurgia aos 19 anos - Reprodução/Instagram

A atriz Giovanna Lancellotti, de 32 anos, revelou que passou por uma cirurgia de redução das mamas aos 19, motivada por pressões estéticas e críticas sobre seu corpo. Na época, afirma que já se sentia desconfortável com os comentários que recebia, o que acabou apressando uma decisão que, segundo ela, poderia ter sido tomada com mais maturidade e tranquilidade.

Entrevista à CARAS Brasil, a cirurgiã plástica Heloise Manfrim explicou os riscos físicos e emocionais em casos como o da atriz e chamou atenção para as pressões estéticas.

Pressão estética aos 19 anos

Para a cirurgiã a procura pela cirurgia de redução de mamas entre jovens é mais comum do que se imagina, principalmente após a primeira menstruação: “É comum a procura pela redução de mama em pacientes jovens, até porque algumas desenvolvem bastante volume mamário após a primeira menstruação. A partir de dois anos dessa primeira menstruação, a mama já apresenta poucas alterações hormonais. Então, teoricamente, a gente já está autorizado a fazer a cirurgia", inicia.

Neste momento de decisão, Heloise reforça que é importante ter apoio de familiares e amigos, pois se trata de uma cirugia delicada e dolorosa no pós-cirurgico. "Claro que, sendo menor de idade, a gente sempre precisa ter uma conversa clara e franca com os pais, entender a real necessidade, o quanto isso interfere na rotina dela, se sofre bullying, se muda o comportamento nas saídas com os amigos, se está usando roupas para se esconder. Essa questão emocional é muito importante e precisa ser trabalhada".

Casos como o de Giovanna não são únicos, os comentários e influências externas tem grande impacto nas decisões."Na verdade, a pressão estética e os comentários, o bullying, são o que mais afetam essas pacientes, principalmente as mais jovens, que estão no começo da vida, começando a se relacionar. Isso é muito forte", alerta.

Quais os riscos pós-cirurgicos?

De acordo com a médica, os principais riscos após a cirurgia de redução se da em problemas futuros, como: amamentação e a durabilidade do procedimento. "Toda vez que a gente faz qualquer manipulação mamária, é preciso ter em mente que, independentemente da técnica, estamos trabalhando com tecidos, e isso pode interferir numa possível amamentação".

"Quanto mais jovem a cirurgia é realizada, maior a chance de a mama voltar a crescer. É diferente de operar uma paciente mais velha, que já tem filhos, por exemplo, onde o resultado tende a durar mais tempo", continua a cirurgiã.

Leia também: Viih Tube passa por cirurgias estéticas delicadas e revela: 'Começou a doer muito'