Jojo Todynho só fez a bariátrica porque a bariátrica foi legalizada pelo SUS através de um projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados; veja
Nos últimos dias, Jojo Todynho vem fazendo críticas incisivas a respeito do Sistema Único de Saúde, o SUS. "Só defende o SUS quem tem plano de saúde e não precisa usá-lo", disse a famosa em um post feito em seu Instagram. Mas você sabia que a cantora apenas fez sua tão sonhada cirurgia bariátrica por conta do sistema de saúde público?
Jojo, assim como muitas celebridades, fez a cirurgia em um hospital privado com médicos pagos. Porém, isso só foi possível pois a operação foi legalizada no Brasil através de um projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados. A regulamentação da Cirurgia Bariátrica foi feita pelo SUS e estabelece critérios para a elegibilidade dos pacientes, como o índice de massa corporal (IMC) e presença de doenças associadas. Foi esse projeto de lei, inclusive, que garantiu o desconto para bariátricos em restaurantes.
"Esta é uma vitória real, porque a obesidade é uma doença que afeta o corpo e a mente. E o SUS reconhece isso, oferecendo um tratamento de ponta pra quem mais precisa. Saúde é direito, não privilégio", explicou o médico cardiologista Dr. Amauri Anselmo Giovelli Júnior em entrevista à CONTIGO!
O SUS, através da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é responsável por fiscalizar hospitais, centros cirúrgicos e clínicas, independentemente de ser um local público ou privado. O órgão fiscaliza e regulariza instalações e equipamentos de locais públicos e privados que fazem a cirurgia bariátrica. A regulamentação do procedimento é feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde.
A partir de 2023, o Projeto de Lei 2863/22 tornou obrigatório que o SUS disponibilize medicamentos e suplementos nutricionais para pessoas que passaram por uma cirurgia bariátrica. Ou seja, Jojo poderia obter esses suprimentos gratuitamente se quisesse.
O autor da proposta, deputado Osmar Terra (MDB-RS), defendeu que "muitos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica vão necessitar de reposição profilática ou terapêutica de diversos medicamentos e suplementos nutricionais, muitos dos quais de baixo custo e já disponíveis no SUS, mas que não são dispensados a eles apenas por falta de previsão legal”.
Não é apenas quem não tem plano de saúde que depende do SUS. Você - sim, você mesmo que está lendo isso - utiliza o Sistema Único de Saúde diariamente. "Quando você toma uma vacina, faz o pré-natal, pega um remédio para diabetes, ou dor de cabeça na farmácia pública, passa numa UBS pra fazer exame ou recebe visitas de agentes de saúde na sua comunidade... tudo isso é SUS!", disse o Dr. Amauri Anselmo Giovelli Júnior.
Ele ainda cita que o órgão está presente em todosos estabelecimentos que você frequenta: "A fiscalização dos alimentos e até da água que sai da sua torneira também. Você foi a um restaurante? O SUS esteve lá antes!"
E, é claro, a vacinação é um dos benefícios mais abrangentes do SUS: "Mais de 70% dos brasileiros dependem só do SUS para cuidar da saúde. Mas mesmo quem tem plano se beneficia dele: campanhas de vacinação, controle de surtos e segurança sanitária ajudam todo mundo. Ou seja, o SUS está intimamente presente, junto no corre por nós!".
O SUS, inclusive, é um órgão que faz um dos maiores programas de vacinação do mundo: "O SUS oferece diversas vacinas – contra HPV, gripe, COVID-19, sarampo, meningite e muito mais – para todas as idades. E o melhor: de graça! Você sabia? O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a Dengue no sistema público de saúde! Quando muita gente se vacina, criamos uma imunidade coletiva, protegendo até quem não pode se vacinar (como por motivos médicos). Imagine que nos vacinando, criamos um escudo coletivo contra as doenças".
Amauri conclue, portanto, que é necessário exaltar o SUS: "Esse cuidado, que alcança até os lugares mais distantes do país, mostra o quanto o SUS é essencial. Ele garante que a saúde seja algo acessível a todos nós, sem distinções. O SUS é, indiscutivelmente, gigante em suas ações, e cresce a cada dia como pilar da saúde pública e da cidadania no Brasil!"
Leia mais: Ministério da Saúde ironiza críticas de Jojo Todynho ao SUS: ‘Que mico foi esse?’