Em fim de ano repleto de mortes, papa emérito Bento XVI falece no Vaticano; saiba mais
Publicado em 31/12/2022, às 08h48
O papa emérito Bento XVI faleceu neste sábado (31), segundo informações do Vaticano.
Joseph Ratzinger, que tinha 95 anos, morreu no último dia de 2022. O atual papa, Francisco, já havia pedido orações ao antecessor, que estava com a saúde debilitada. Não foi revelada a causa da morte.
A saúde, aliás, foi o motivo à abdicação de Bento XVI ao cargo máximo da Igreja Católica em 2013, quando se retirou e deu espaço para a entrada de Francisco - foi a primeira vez em 600 anos que um papa abdicou. Coincidência ou não, na mesma época explodiram os escândalos envolvendo pedofilia dentro da Igreja.
Alemão criado na fronteira com a Áustria, o sacerdote entrou para a Igreja com apenas 12 anos de idade e completou a educação dentro da teologia, chegando a fazer um doutorado. Assumiu o papado em 2005, quando João Paulo II faleceu.
Bento XVI ficou marcado pelas posições conservadoras a respeito de adoção por casais do mesmo sexo e pelas posições ortodoxas. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a se alistar no exército e chegou a lutar na guerra, mas desertou ao ser preso por tropas americanas.
Morre #BentoXVI
— Vatican News (@vaticannews_pt) December 31, 2022
Comunicado da @HolySeePress
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9,34, no Mosteiro Mater
Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”