Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Saúde!

Preta Gil inicia tratamento alternativo nos EUA: 'Orações'

A cantora Preta Gil anunciou em suas redes sociais que inicia nesta terça-feira (10), o seu tratamento alternativo contra o câncer

Everton Henrique
por Everton Henrique

Publicado em 10/06/2025, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Preta Gil inicia tratamento alternativo nos EUA: 'Orações' - Reprodução/ Instagram
Preta Gil inicia tratamento alternativo nos EUA: 'Orações' - Reprodução/ Instagram

Nesta terça-feira (10), Preta Gildá início a uma nova fase no tratamento contra o câncer que enfrenta desde janeiro de 2023. A cantora está nos Estados Unidos para realizar uma série de exames e tentar aderir a terapias experimentais que ainda não estão disponíveis no Brasil. Em suas redes sociais, Preta demonstrou esperança e gratidão: “Começo meu tratamento dia 10. Enquanto isso, vou me fortalecendo fisicamente e espiritualmente, recebendo muito amor. Amo todos vocês, obrigada por todas as mensagens diárias, orações e energia positiva. Vocês me curam.”

A decisão de buscar métodos fora do país surgiu após a quimioterapia aplicada aqui não trazer os resultados esperados. A cantora tem procurado tratamentos que envolvem estudos clínicos inéditos, com medicamentos e protocolos que ainda não foram incorporados ao sistema brasileiro de saúde. “Então a gente tem que buscar alternativas. Alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes, ensaios diferentes ainda não publicados ou publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil”, explicou ela em entrevista ao “Domingão com Huck” no início deste ano.

O percurso até aqui foi intenso e delicado. Em dezembro de 2024, Preta passou por uma cirurgia de 21 horas para a retirada de seis tumores, além de uma peritonectomia e quimioterapia aplicada diretamente na cavidade abdominal. A operação exigiu a remoção de partes do sistema digestivo e linfático, numa tentativa de conter o avanço da doença. No entanto, exames posteriores identificaram que o câncer havia se disseminado para outras quatro áreas do corpo, obrigando a retomada do tratamento.

O diagnóstico inicial indicou câncer colorretal, uma doença que afeta o intestino grosso, especificamente o cólon e o reto. Desde o anúncio, a artista passou por diversas sessões de quimioterapia e radioterapia, além da cirurgia para retirada dos tumores em agosto deste ano. Agora, com a detecção das metástases, ela segue em tratamento e monitoramento intensivo para controlar a progressão da enfermidade.

Leia também: Gilberto Gil desabafa sobre câncer de Preta e comove: 'Desejo profundo...'