Qual é a religião de Bia Miranda? Ex-A Fazenda já viveu intolerância religiosa por exercer sua fé e também já foi alvo de julgamentos; veja
Um áudio de Bia Miranda está dando o que falar na web nesta terça-feira (12). A gravação foi vazada e consiste na ex-neta de Gretchen pedindo para que uma pessoa não responda sua mensagem pois seu namorado DJ Buarque poderia ver. Rapidamente os internautas teorizaram que ela estava conversando com o ex-noivo Gabriel Roza. Porém, a influenciadora tratou de explicar a confusão: "Acordei assustada. Sabe o que é assustada? Esse áudio, eu mandei pra minha avó, quando o Rafael [nome de batismo do DJ Buarque] não sabia que eu era da macumba. Eu ia para o barracão e tinha medo de contar pra ele e ele se assustar".
Não é a primeira vez que Bia fala de sua religião nas redes sociais. Em outubro deste ano, ela viralizou ao aparecer em um terreiro de candomblé. Nele, a ex-peoa aparece usando um vestido branco como é tradicional nas crenças de matriz africana. Porém, a famosa não foi recebida de forma amigável na web.
A filha de Jenny Miranda foi muito criticada, chegando a ser alvo de intolerância religiosa. "Foi por isso que Jenny abandonou ela”, disse uma usuária. "Nunca que essa religião vai ser sobre amor, nunca”, disparou outro.
A intolerância religiosa é crime no Brasil. O Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940), no artigo 208, garante que é crime “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”. Em caso de descumprimento, a lei prevê pena de 2 a 5 anos.
Além desse episódio, Bia Miranda foi alvo de críticas na web por falar da religião da própria mãe, que também segue as crenças africanas. Quando ainda estava confinada em A Fazenda 14, no ano passado, ela conversou com Deolane, Pétala e Moranguinho e disse que sua mãe, Jenny Miranda, "não é de Deus".
O assunto começou quando Deolane sugeriu que a mãe e a filha fossem à igreja na tentativa de curar as mágoas do passado e conseguissem voltar a ter um elo familiar. Mas a ex-neta de Gretchen rebateu: "Minha mãe não é de Deus não... Minha mãe é da macumba".
A situação repercutiu de forma negativa na época, pois muitos acusaram Bia de estar atraindo preconceito para a própria religião. "Mais um crime, preconceito religioso! Milhões de brasileiros são adeptos da religião afro e, nem por isso não são de Deus?", disse uma. "Eu fico de cara que existam pessoas tão jovens que ainda tem esse tipo de pensamento. Que luta!", lamentou outra.
Bia dizendo que a mãe dela não é de Deus, que é da macumb4. #AFazenda | #AFazenda14pic.twitter.com/24rEuanSX5
— adrielle 🌸 (@adrielletuitta) November 13, 2022