Maior acidente aéreo do Brasil ocorreu em 2007; relembre o cenário
2025 começou com um cenário triste para as empresas aéreas. Isso porque, só esse ano, já ocorreram 23 acidentes de avião pelo país e mais de 11 vítimas fatais. O último, por exemplo, aconteceu nesta última segunda-feira (10), quando uma aeronave de pequeno porte caiu e explodiu próximo à praia da Barra do Cahy, no extremo sul da Bahia. Estavam a bordo o piloto Mário Gontijo que conseguiu escapar da tragédia e o empresário Fredy Tanos, de 70 anos, que morreu carbonizado. Toda essa repercussão fez com que muitos se questionassem:
O maior desastre aéreo da história do nosso país ocorreu em 2007 no voo TAM 3054. A aeronave comercial não conseguiu pousar na pista no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e matou 199 pessoas a bordo.
A atual LATAM Airlines Brasil estava utilizando um Airbus A320-233 para fazer uma rota partindo do Aeroporto Internacional de Porto Alegre com destino ao Aeroporto de Congonhas. Ao tentar pousar, o avião não conseguiu frear, ultrapassou os limites da pista 35L, planou sobre a avenida Washington Luís e acabou colidindo com o prédio da antiga TAM Express e com um posto de gasolina logo ao lado. Ao todo, foram 187 passageiros e tripulantes mortos, além de 12 pessoas que faleceram no solo devido ao impacto do avião.
O acidente foi investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão filiado à Força Aérea Brasileira, e teve sua resolução final apenas em 2009. Foi documentado o "erro do piloto ao configurar irregularmente as manetes, falta da infraestrutura aeroportuária brasileira, faltando groovings (ranhuras) na pista de Congonhas e autonomia excessiva aplicada aos computadores da aeronave".
Um ano antes, em 2006, havia acontecido o primeiro maior acidente de avião do Brasil. O voo GOL 1907 colidiu com um Embraer Legacy 600 e acabou caindo enquanto sobrevoava a região do Mato Grosso. A companhia aérea estava usando um Boeing 737-8EH para fazer um trajeto de Manaus até o Rio de Janeiro com escala em Brasília.
Todos os 154 passageiros e tripulantes a bordo morreram após a aeronave se despedaçar no ar e cair em uma área de mata fechada. Já o Legacy, apesar de ter sofrido danos graves na asa e no estabilizador horizontal esquerdo, pousou em segurança com seus sete tripulantes não lesionados, na base Aérea do Cachimbo.
Leia mais: Quem é Mário Gontijo? Conheça piloto que sobreviveu à queda de avião na Bahia