Em entrevista à Contigo!, Tatiana Tiburcio, atriz em novela Garota do Momento, comenta sobre aprendizados ao longo de sua carreira profissional
Ganhando cada vez mais projeção nacional como Vera em Garota do Momento, Tatiana Tiburcio comemora seu momento de destaque. A atriz, de 47 anos, vive na novela das seis uma personagem responsável por resgatar a representatividade das mulheres negras nos anos 1950. Em entrevista à Contigo", ela reforçou a importância de sua carreira artística e refletiu sobre os aprendizados.
"Foi uma carreira bem-sucedida, porém trilhada por caminhos mais difíceis. Desde cedo, busquei uma identidade artística e um posicionamento político, social e racial que norteiam até hoje o meu trabalho (...) Sempre toco o chão, depois a testa, e entro com o pé direito. É um gesto de pedir licença e manter minha mente aberta para o jogo", explicou.
Tatiana Tiburcio ainda destacou que até mesmo as negativas em oportunidades de trabalho foram essenciais para sua carreira. "Eles me ajudam a manter o pé no chão e a nunca esquecer de onde parti e para onde desejo seguir", disse. Além disso, a atriz explicou que sua saúde emocional e física estão atreladas e realiza uma série de exercícios e momentos de conexão com a natureza para cuidar de ambas.
"Treino no mínimo três vezes por semana, faço terapia e vou à praia sempre que posso. É o meu momento para agradecer, me reconectar e me sentir viva”, afirma Tatiana Tiburcio. Ela reforça a importância das atividades físicas para o equilíbrio entre corpo e mente. “É fundamental para uma velhice produtiva e para manter o corpo, que é o nosso instrumento de trabalho, preparado para os desafios da profissão", concluiu.
A artista consolidou sua carreira justamente ao entrar na Cia dos Comuns, mas tudo mudou ao participar do especial Falas Negras, dirigido por Lázaro Ramos: "A convite do Lázaro, fiz a preparação de elenco e interpretei a personagem Mirtes, que me rendeu um APCA. Foi um momento importante para o meu reconhecimento profissional".
Ver esta publicação no Instagram
Leia também: Tatiana Tiburcio enxerga em Vera a possibilidade de romper correntes dentro da dramaturgia: 'Potência'