Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / DESCOBERTA

12 esqueletos humanos são encontrados enterrados em Igreja

12 esqueletos são encontrados após estrutura de igreja desabar durante um período de fortes chuvas; veja onde!

Renata Garre
por Renata Garre
[email protected]

Publicado em 26/05/2025, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
12 esqueletos humanos são encontrados enterrados em Igreja - Reprodução/Facebook
12 esqueletos humanos são encontrados enterrados em Igreja - Reprodução/Facebook

O desabamento de uma parede antiga em Portimão, sul de Portugal, revelou mais do que apenas danos estruturais: sob os escombros do muro sul da Igreja Matriz, operários encontraram doze esqueletos humanos enterrados lado a lado. A queda aconteceu durante um período de chuvas intensas, e a descoberta foi feita quando se iniciaram as obras de reparo no local.

As ossadas estavam em sepulturas individuais, e os primeiros exames sugerem que datam de entre os séculos XVI e XIX. Para os arqueólogos envolvidos, a presença dos corpos reforça uma teoria antiga, a de que o terreno ao redor da igreja pode ter sido, em algum momento, usado como cemitério.

Comum?

Segundo uma porta-voz da Câmara Municipal de Portimão, "é relativamente comum encontrar ossadas em zonas de obras próximas a igrejas históricas". A Igreja Matriz, construída no século XV, fica no ponto mais alto da cidade, dentro dos limites das muralhas medievais originais.

Rita Dias, arqueóloga e gerente de projetos da empresa ERA Arqueologia, está coordenando os trabalhos no local. Ela explicou ao Sul Informação que a área já passou por muitas modificações ao longo dos séculos. “Diversas cronologias se aglomeraram no local”, disse, referindo-se às diferentes camadas de ocupação e uso do espaço ao redor da igreja.

OUTRO CASO CHOCANTE!

Um cadáver foi abusado sexualmente em um vagão de metrô em Manhattan, Nova York, EUA. O homem, flagrado pelas câmeras de segurança, foi preso três semanas após ter cometido o crime. Saiba detalhes sobre o caso!

De acordo com o site NY Post, o criminoso, acusado de estupro e necrofilia, foi identificado como FelixRojas, um homem de 44 anos. O homem morto perto da estação Whitehall Street chamava-se Jorge Gonzalez e tinha 37 anos. O site ainda afirma que Felix circulou pelo local antes de cometer o crime e abusar sexualmente do homem morto. Clique aqui e leia a matéria completa!