Homem que se dizia advogado e venceu 26 casos na Justiça é preso após ser acusado de roubar identidade; veja
Um advogado 'fake', que ganhou 26 casos judiciais mesmo sem ter nenhuma formação profissional no assunto, foi preso em Nairóbi, no Quênia, após ser desmascarado. O homem teria roubado a identidade de uma advogado, chamado Brian Mwenda.
O 'impostor' teria hackeado o portal da Sociedade dos Advogados do Quênia e trocado algumas informações. Atuando como advogado, mesmo sem ter formação, ele ganhou 26 casos na Justiça. No entanto, o homem teria sido descoberto quando o 'verdadeiro' Brian Mwenda não conseguiu mais acessar o site da Sociedade.
Ele notou algo estranho e acionou a Sociedade que descobriu o esquema ilegal. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o rapaz, que virou uma espécie de celebridade, disse que irá provar a sua inocência: "Poderei fornecer minha inocência e fornecer o contexto real".
Ele recebeu elogios da Organização Central de Sindicatos do Quênia (COTU) como uma "mente jovem e brilhante" que teve sucesso "sem as qualificações tradicionais". O rapaz também recebeu apoio de Mike Sonko, ex-prefeito de Nairóbi.
About to take plea
— Brian Mwenda (@Brian_MRoss) October 18, 2023
pic.twitter.com/3mKMKm1N7J
Brian Mwenda in court for plea taking accompanied by Mike Sonko pic.twitter.com/MMnMFJnnhO
— Kenyans.co.ke (@Kenyans) October 18, 2023
Cure estava voltando de uma visita à casa de sua mãe, quando foi parado por um policial por supostamente estar dirigindo acima da velocidade permitida na via. Segundo afirmou o Gabinete de Investigação da Geórgia, o homem "cumpriu as ordens do policial até saber que estava preso".
“Depois de não atender aos pedidos do policial, o policial deu um choque (com um taser) em Cure. Cure agrediu o policial. O policial usou pela segunda vez o taser e um cacetete. No entanto, Cure ainda não obedeceu. O policial sacou a arma e atirou nele", acrescentou o Gabinete sobre o caso. Ele chegou a ser levado ao hospital mas não resistiu.