Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / SOS

Mãe e filha usam batom para pedir socorro no Rio Grande do Sul

Rosângela e Jade Bruckhoff, mãe e filha, foram salvas após usar batom para escrever pedido de socorro no Rio Grande do Sul

Guilherme Rodrigues Publicado em 13/05/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosângela e Jade Bruckhoff pediram socorro por meio de mensagem escrita com batom no Rio Grande do Sul - Reprodução/Globo
Rosângela e Jade Bruckhoff pediram socorro por meio de mensagem escrita com batom no Rio Grande do Sul - Reprodução/Globo

Eldorado do Sul, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, foi uma das mais afetadas no Rio Grande do Sul. Dos 40 mil habitantes, pelo menos 25 mil tiveram que deixar as suas casas por causa das fortes tempestades que tomaram conta do estado e alagaram várias regiões. O município segue sem energia elétrica e água.

Rosângela e Jade Bruckhoff, mãe e filha, ficaram dois dias dentro de casa com outros familiares sem água e com pouca comida. “Eu chamei o meu irmão e disse ‘a água está subindo muito rápido’. E foi subindo cada vez mais. Estava muito desesperador por causa das crianças, da mãe, a gente queria sair”, declarou Jade, que é estagiária de contabilidade, ao G1.

“Aí eu tive a ideia de escrever com batom vermelho no vidro para ver se eles voltavam. Foi isso que salvou a gente”, recordou a jovem, que teve o pedido de socorro visto por pessoas que trabalhavam nos resgates. “Era um desespero, mas entrou ali dentro (do helicóptero) e eu me senti mais segura. Eles foram sensacionais. Passaram uma segurança, uma confiança para nós”, elogiou Rosângela, que é dona de casa.

O boletim divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (13) informa que já são 147 mortos oriundos da catástrofe. O número de desaparecidos está em 147 e são 806 feridos. O número de desabrigados subiu para 619 mil, sendo 81 em alojados e 538 mil desabrigados. A previsão é de mais chuvas e a chegada de uma forte frente fria nos próximos dias.

Gramado, cidade da Região da Serra gaúcha, enfrentou o afundamento de uma rua, localizada no bairro Piratini. Os moradores tiveram que deixar as suas casas pelos riscos apresentados. A prefeitura informou que foi uma infiltração de água que causou a situação. Na cidade, sete pessoas morreram nos últimos dias vítimas de deslizamentos.