Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / EITA!

Marca de doces faz recall após detectar maconha em produtos

Uma marca de doces precisou fazer um recall de um de seus produtos após descobrir que eles estavam sendo vendidos com maconha

Everton Henrique
por Everton Henrique

Publicado em 29/05/2025, às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marca de doces faz recall após detectar maconha em produtos - Wikimedia Commons
Marca de doces faz recall após detectar maconha em produtos - Wikimedia Commons

A tradicional marca alemã de doces Haribo iniciou um recall de um de seus produtos mais conhecidos, após testes identificarem traços de cannabis em pacotes da bala Happy Cola F!ZZ vendidos nos Países Baixos. A medida foi anunciada na quinta-feira (29), com a confirmação oficial do NVWA, órgão de controle de segurança alimentar da região. A substância foi localizada em três pacotes distintos, todos ainda dentro da validade, marcada para janeiro de 2026, com o código de produção L341-4002307906.

A descoberta causou preocupação entre consumidores e autoridades sanitárias, especialmente por se tratar de um doce amplamente consumido por crianças e adolescentes. Diante da gravidade do caso, a Haribo optou por retirar preventivamente os produtos do mercado. Um porta-voz da empresa, em declaração à BBC, afirmou: “A segurança dos consumidores é nossa maior prioridade. Estamos levando este incidente muito a sério”. A empresa colabora ativamente com as autoridades na investigação.

CLIENTES PODEM APRESENTAR SINTOMAS

Até o momento, ainda não há informações sobre como a substância psicoativa foi parar nos pacotes, que continham balas de sabor cola com baunilha e pesavam 1kg. Também não foi divulgado quantas pessoas podem ter consumido o produto contaminado. Os sintomas possíveis após a ingestão incluem náusea, tontura, mal-estar e vômitos — sinais típicos de intoxicação por cannabis, que podem ser especialmente perigosos em indivíduos mais sensíveis.

A polícia local foi acionada e já iniciou uma investigação em parceria com o NVWA e com o apoio técnico da Haribo. A intenção é rastrear a origem da contaminação, verificar se foi um caso isolado ou se há mais lotes comprometidos. A recomendação das autoridades é clara: consumidores que compraram esse lote específico devem evitar o consumo e devolver os pacotes à empresa ou ao ponto de venda.

Leia também: Whindersson Nunes lança linha de produtos à base de maconha medicinal