Séfora Coelho Reis, de 17 anos, passou por procedimento cirúrgico em hospital público de Salvador
Séfora Coelho Reis (17) foi submetida a uma cirurgia milionária para tratar a hamartoma hipotalâmico, uma malformação congênita rara responsável por episódios de crises epilépticas. A operação ocorreu no Hosptital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, e poderia custar R$ 450 mil se realizada por outros meios.
Natural de Maiquinique, na Bahia, Coelho sofreu durante 11 anos com ataques de riso intenso repentino e convulsões. O caso chamou a atenção da equipe de neurocirurgia do hospital público, que passou a acompanhá-la de perto para fazer o procedimento.
A jovem apresentou o primeiro sinal evidente da crise rara quando tinha apenas 7 anos de idade. Segundo a mãe dela, Cleivia Silva Reis (45) relatou ao Viva Bem, do UOL, a manifestação do problema se deu com convulsões tônicas e de ausência.
No entanto, Séfora apresentava sinais desde os 4 anos. A matriarca relata que ainda criança Coelho olhava a mão, começa a ri inesperadamente e ficava ofegante. Já aconteceram inúmeras situações de ela olhar para uma pessoa e começar a rir sem motivo aparente.
A cirurgia de Séfora foi um sucesso, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ela ficou internada cinco dias e teve alta médica após exames apontarem evolução clínica segura para continuidade do tratamento em casa.