Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / Saiba mais!

O que é politraumatismo, causa da morte das vítimas da queda do avião em Vinhedo

Informação foi divulgada pelo IML na última segunda-feira (12); confira qual a causa da morte das vítimas da queda do avião em Vinhedo

Redação Contigo!
por Redação Contigo!

Publicado em 13/08/2024, às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira qual a causa da morte das vítimas da queda do avião em Vinhedo - Reprodução/Globo
Confira qual a causa da morte das vítimas da queda do avião em Vinhedo - Reprodução/Globo

A trágica queda do avião que fazia o trajeto de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) deixou 62 mortos na última sexta-feira, (9). Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, todas as vítimas faleceram devido a politraumatismo, um termo que, embora seja técnico, revela a severidade do impacto sofrido.

O que é politraumatismo?

Politraumatismo é uma condição em que o corpo humano é submetido a múltiplas lesões graves, geralmente causadas por forças externas intensas. No caso das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, o impacto da aeronave com o solo, após despencar de cerca de 4 mil metros de altitude, resultou em ferimentos fatais.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico de politraumatismo é confirmado quando a equipe médica identifica várias lesões críticas em uma única vítima. A Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico (SBTO) define politraumatismo como "múltiplas lesões causadas ao corpo por forças externas, de natureza física ou química, como impactos ou queimaduras". Essas lesões podem envolver órgãos vitais e sistemas diversos, e os ferimentos mais comuns incluem fraturas ósseas, lesões cerebrais, hemorragias, amputações e danos à coluna vertebral.

+ Bombeiro causa espanto ao revelar como as vítimas do acidente aéreo foram encontradas

Acidentes graves, como a queda de aviões, colisões automobilísticas e grandes incêndios, estão entre as principais causas de politraumatismo. A intensidade do impacto nesses eventos é o que determina a gravidade das lesões, tornando esse tipo de trauma uma das principais causas de morte em acidentes.

O politraumatismo não é apenas um termo médico; é a realidade por trás de várias tragédias que chocaram o Brasil, como as mortes da cantora Marília Mendonça, do ministro do STF Teori Zavascki e do jornalista Ricardo Boechat, todos vítimas de acidentes aéreos.

Marido de uma das vítimas foi barrado do local em que o avião caiu

Na última sexta-feira (9), o avião ATR-72 caiu em Vinhedo, em São Paulo, deixando 62 pessoas mortas, incluindo as comissárias de bordo e o piloto. No dia da queda, o marido de uma das vítimas tentou acessar o local em que a aeronave estava, mas foi barrado pelos paramédicos e bombeiros que estavam fazendo o trabalho de inspeção. Saiba mais!