A ONU, Organização das Nações Unidas, ainda vai enviar série de doações ao estado
Três semanas após a tragédia climática que destruiu o Rio Grande do Sul, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou as primeiras unidades das casas montáveis para abrigar vítimas que perderam tudo.
Nesta quarta-feira, 22, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) entregou oito unidades das casas emergenciais ao estado. No entanto, outras 200 devem ser entregues nos próximos dias, o que deve reduzir o número de pessoas nos abrigos da capital e interior.
O governo do estado ainda não divulgou como deve fazer a entrega das casas, mas a estimativa é que cerca de mil pessoas sejam atendidas. As primeiras unidades que chegaram ao RS vieram de Boa Vista, em Roraima, onde abrigou imigrantes venezuelanos. Outras unidades devem ser enviadas da Colômbia.
A Acnur também deve enviar colchões, mosquiteiros, kits de higiene, água e lâmpadas solares. Em todo o Brasil, é possível deixar doação de alimentos, cobertores em bom estado, água, e itens de higiene nos Correios.
Tudo que for doado será encaminhado ao Rio Grande do Sul e os diversos pontos criados para a distribuição das doações.
Um novo boletim da Defesa Civil divulgado nesta tarde informa que o número de mortes confirmadas subiu para 162. Segundo o órgão, o número de desaparecidos está em 75, já 806 estão feridos. Nos abrigos, 68.345 pessoas aguardam a oportunidade de começar a vida, já 581.633 estão desalojados na casa de parente.