Na trágica queda de um avião em São Paulo, mais um detalhe chamou a atenção: um áudio mostra que piloto ouviu comandante pedir pouso
Publicado em 07/02/2025, às 18h23
Um áudio de um piloto que aguardava para decolar no Aeroporto Campo de Marte, nesta sexta-feira (7), revela que o comandante do avião que caiu na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, solicitou retorno imediato pouco antes do acidente. O registro indica que, após o pedido, a torre tentou contatar o piloto, mas não obteve resposta. Momentos depois, a aeronave caiu na Avenida Marquês de São Vicente, altura do número 1.874.
Imagens obtidas com exclusividade pela TV Globo mostram o avião avançando em alta velocidade antes da colisão. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois corpos carbonizados foram encontrados no local. As vítimas foram identificadas como Márcio Louzada Carpena, advogado e proprietário da aeronave, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros. A
No áudio captado no aeroporto que o G1 teve acesso, um piloto que estava na fila para decolagem relatou a sequência de eventos antes da queda. "Estou no ponto de espera ainda, o cara decolou na minha frente. Já faz uns 15 ou 20 minutos que estou parado aqui, a torre pediu para aguardar. Ele [piloto] não declarou emergência. Ele falou: 'torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike [FEM]', e não falou mais nada. A torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, e mais nada. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado. Que triste", disse.
Piloto de avião que caiu em avenida de SP disse que precisava retornar imediatamente, aponta áudio; OUÇA pic.twitter.com/Hii6BfXJp5
— Tom (@otomhenrique) February 7, 2025
O G1 entrou em contato com o Aeroporto Campo de Marte para obter informações sobre a comunicação entre o piloto e a torre de controle. No entanto, o aeroporto informou que o caso está sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável por apurar ocorrências desse tipo no Brasil.
Em nota, o Cenipa confirmou que os investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) já finalizaram a chamada "Ação Inicial" relacionada à aeronave de matrícula PS-FEM. O órgão afirmou que a investigação continua para identificar os fatores contribuintes para o acidente.
"A investigação dessa ocorrência aeronáutica continua, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes. O CENIPA informa ainda que, com a conclusão da Ação Inicial, os elementos essenciais para análise da investigação foram removidos pelos investigadores e a área encontra-se liberada pelo Centro", informou o comunicado oficial.
Além disso, o Cenipa ressaltou que a remoção dos destroços da aeronave é de responsabilidade do explorador da aeronave, conforme estabelecido no artigo 88-Q do Código Brasileiro de Aeronáutica. Enquanto isso, peritos trabalham para entender o que causou a perda de controle da aeronave e se o pedido de retorno imediato indicava alguma falha técnica antes do impacto. Ouça o áudio.
Leia também: Mais um! Outro acidente de avião vem à tona após queda em São Paulo: 'Vão continuar'