Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / ENTENDA

Por que famosos estão trocando de carreira? Especialista explica fenômeno do "polywork"

Em entrevista à Contigo!, Ylana Miller explicou tudo sobre a tendência do polywork, que tem atraído o artistas brasileiros como Marcello Antony

por Surenã Dias
[email protected]

Publicado em 26/06/2024, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcello Antony e Caio Castro são dois atores que passaram a investir em novos negócios - Foto: Reprodução / Instagram
Marcello Antony e Caio Castro são dois atores que passaram a investir em novos negócios - Foto: Reprodução / Instagram

Recentemente Marcello Antony surpreendeu os fãs ao revelar uma mudança em sua carreira após investir no ramo imobiliário. Longe da TV, o ator agora segue atuando como corretor em Portugal, o que chocou muitas pessoas. No entanto, essa é uma tendência que tem ocorrido em várias partes do mundo, a qual é denominada de "polywork" — a prática de ter múltiplas carreiras ou atividades profissionais simultâneas.

Em meio às dúvidas sobre o novo momento que tem atingido os artistas brasileiros, como Marcello Antony, a Contigo! foi atrás de Ylana Miller, especialista em liderança e gestão de pessoas, para explicar detalhes sobre o novo momento do mercado de trabalho 

"Polywork ou politrabalho é a opção de se engajar em várias atividades profissionais ao mesmo tempo, explorando diversas paixões no mundo do trabalho. Não é necessário que as atividades sejam complementares e na mesma área de atuação, e sim alinhadas à diversidade de interesses. As gerações X e Y denominavam de “bicos” e consideravam um complemento da renda financeira. Para a geração Z é uma prática que permite aplicar suas habilidades e motivadores de carreira, através de multiexperiências profissionais", explica.

Vale destacar que nos últimos meses vários ex-galãs da Globo ganharam destaques após revelar que estavam trabalhando em outras áreas, como o atendimento ao público. Foi o caso de Daniel Erthal e Daniel Dalcin, além de Caio Castro, que aproveitou o tempo longe da TV para investir em startups e empreendimentos tecnológicos. 

Leia também: Nakagima explica por que decidiu vender nudes em plataforma: 'Fim do mistério'

Segundo Ylana, no Brasil a prática de mudança dos rumos da carreira geralmente está atrelado ao desemprego, no entanto, ela garante que é importante estar sempre em busca de conhecimento para fortalecer seus traços de personalidade. 

"O ideal é que as pessoas invistam de forma continuada em autoconhecimento, autodesenvolvimento e redesenhe a sua trajetória sempre que necessário. Que identifiquem os traços que melhor definem a sua personalidade e usem a seu favor. Assim, assumirão as rédeas da sua carreira com mais assertividade".

O polywork é uma tendência que não só redefine o conceito de carreira para os artistas brasileiros, mas também abre novas oportunidades para a inovação e a colaboração entre diferentes setores. No entanto, a especialista garante que ainda é uma parcela muito pequena da sociedade que tem tamanho privilégios como Marcello Antony. 

"Seguir o mesmo caminho que o ator exige flexibilidade, adaptabilidade, abertura a mudança, empreendedorismo e gestão do tempo. Seja no Brasil ou exterior, polywork é uma prática que seus resultados podem ter impacto da integração dessas habilidades à atuação em múltiplas atividades ao mesmo tempo. Adotar o polywork pode levar à realização pessoal, se as características de personalidade do indivíduo forem alinhadas às necessidades dessa prática profissional. Por isso, carreira é uma decisão pessoal e intransferível", finaliza.